Mais de 5 mil pessoas privadas de liberdade participarão do ENEM PPL 2023
Mais de 5 mil pessoas privadas de liberdade participarão do ENEM PPL 2023 em Santa Catarina.
O número representa um aumento de 11% em comparação com a edição anterior e está alinhado com o Plano Estadual de Educação de Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional de Santa Catarina (PEEP-SC).
O plano estabelece um aumento de 40% na oferta do ENEM até 2024, com uma meta anual de crescimento de 10%. Também foram inscritos 85 adolescentes sob medida socioeducativa.
De acordo com o secretário da SAP, Carlos Alves, o objetivo é oportunizar cada vez mais ferramentas de ressocialização aos privados de liberdade do estado.
As provas são realizadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas, onde são disponibilizados atendimentos para participantes com deficiências, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva.
As provas ocorrem nos dias 12 e 13 de dezembro e o Governo de Santa Catarina oferece aulas e materiais de estudo ao longo do ano para os reeducandos.
Após a divulgação dos resultados das provas, os inscritos podem participar de programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Repórter: Marcos Lampert