Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mais de 4 mil...

Mais de 4 mil estudantes mobilizados contra a Dengue na Regional de Seara

saude na escola 20160315 1667730812

Nesta semana o combate contra a o mosquito da dengue se intensifica em todas as escolas estaduais com a Semana Saúde na Escola. O tema, que envolve mais de 550 mil alunos em todo o Estado é “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti”. Na Regional de Seara são mais de 4 mil alunos participando. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação, por meio de uma parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde.

Nas 18 escolas da Regional de Seara estão em andamento atividades como palestras com representantes das Secretarias Municipais de Saúde, vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, confecção de panfletos, cartazes, poemas e frases. Todas as escolas realizaram algum tipo de atividade. A EEB Professor Luiz Sanches Bezerra da Trindade de Xavantina (foto acima), por exemplo, realizou um teatro explicando de maneira lúdica como se prevenir. Os alunos também aprenderam receitas de repelentes caseiros.

saude na escola 20160315 1846278175

Em outras escolas os estudantes realizaram trabalhos de campo e limpeza na comunidade aprendendo a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. As atividades foram fotografadas com o “antes” e “depois” e divulgadas em redes sociais para ampliar a conscientização da população.

 “O que testemunhamos foi uma atividade completa. Os alunos aprenderam como conter o avanço do mosquito e estão levando os ensinamentos para casa. De maneira que os pais e a comunidade escolar estão unidos com o objetivo de combater a Dengue, o Zika vírus e a Chikungunya”, destaca a gerente regional de Educação, Rosemar Aparecida Guerini Fiorentim.

A missão de combater o mosquito da dengue será complementada ao longo do ano com atividades extracurriculares. A ideia é que os estudantes tornem como hábito os cuidados para evitar a propagação do mosquito e também ajudem a conscientizar fora do ambiente escolar, principalmente em suas casas, assim contribuindo para o bem-estar de todos.

{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text}{/article}