Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mais de 23 mil...

Mais de 23 mil alunos retornam às aulas na região de Chapecó

Nesta semana, 23.411 alunos recomeçaram as aulas, do ensino fundamental, médio, integral e técnico profissionalizante, nas 42 escolas da Rede Estadual de Ensino da ADR Chapecó, que compreende nove municípios. Para receber o retorno dos alunos as escolas passaram por reforma e limpeza. A novidade deste ano, é a mudança no sistema de avaliação do ensino médio. As informações são da Gerente Regional de Educação, Maria de Lourdes Seben.

 

Nas séries dos anos iniciais retornaram as aulas 5.405 alunos, nos anos finais 8.513 alunos, no ensino médio regular 6.631 alunos. Ensino profissionalizante oferecido na EEB Pedro Maciel, EEB Cordilheira Alta e CEDUP (Centro de Educação Profissional) 116 alunos. No ensino médio técnico profissional oferecido pelo CEDUP, mais 539 alunos. No CEJA (Centro de Educação para Jovens e Adultos) 2031. No ensino médio integral, tempo integral na Gered de Chapecó, EEB Cel Ernesto Bertaso de Chapecó, 50 alunos, EEB Cordilheira 78 alunos. EEB Olga Fin Travi (Guatambu), 176 alunos.

Maria informa também que em parceria entre o Governo do Estado, e as APPs (Associação de Pais e Professores), foi possível fazer novas pinturas, reforma nos telhados e limpeza e conservação nos pátios e nos equipamentos de lazer e de esportes.

A novidade, neste ano, lembra Maria, é a mudança no sistema de avaliação. A média para aprovação que era de sete passou para seis e os alunos não terão mais o exame de final de ano. A ideia é que o estudante tenha reforço e reavaliação ao longo do ano, explica a Gerente de Educação.

“A mudança é referente à resolução 40, publicada pelo Conselho Estadual de Educação, no ano passado. A medida orientava as escolas a fazer  progressão parcial para que os alunos passassem de ano mesmo sem ser aprovados em todas as disciplinas. A secretaria optou por manter a reprovação, mas com modificações. O estudante vai ter que dedicar já desde o início do ano letivo com atividades de recuperação paralela e até reavaliações. O importante é que os alunos comecem o ano atentos, porque não terão mais essa segunda grande chance”, explicou Maria.

A medida vale para todas as escolas estaduais, tanto para o ensino fundamental como médio. A secretaria ainda definirá em quantas disciplinas o aluno poderá reprovar para ficar em dependência. Outra mudança é em relação aos professores. Um dos impactos está na extinção das vagas de professores nas chamadas salas de tecnologia.

“Esses profissionais cuidavam dos equipamentos da escola e davam assistência nas salas de informática. Em média, havia um professor por escola do Estado, o que explica a queda no número de profissionais”, destacou Seben.

A partir de agora todos os professores passarão por capacitação para ajudar na assistência e empresas terceirizadas cuidarão da manutenção dos computadores. Outra ajuda virá de estagiários do ensino médio. Serão 1.075 alunos, contratados por meio do Programa Novos Valores do governo estadual, para atuar no apoio a direção e professores.

Informações adicionais para a imprensa:
Paulo Munauar
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail: imprensa@cco.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 2049-7427 / 98835-0089
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco