Mais de 2 mil meninas tomam vacina contra o HPV na região de Canoinhas
A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer do colo de útero. Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes de 9 a 11 anos. A vacina do HPV é quadrivalente, confere proteção contra quatro tipos de vírus (6,11,16 e 18). Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.
A enfermeira da Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, Francieli da Costa Colla, frisa que a adolescente deve tomar três doses da vacina. A primeira dose está disponível desde março de 2015 em todas as salas públicas de vacinação, a segunda será em setembro de 2015 e a terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.
“As meninas de 12 a 13 anos que não foram vacinadas em 2014 devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para tomar a vacina, e para tomar a segunda dose também”. Francieli explica que é preciso completar o esquema vacinal, pois só com a segunda dose a adolescente estará protegida.
Para esse ano a meta é vacinar 3514 meninas de 9 a 11 anos nos sete municípios que abrangem a Regional de Canoinhas, sendo que até o momento foram vacinadas 2016 meninas.
Abaixo cobertura de primeira dose (D1) de 9 a 11 anos por município da Regional de Saúde de Canoinhas:
Três Barras: 71,12%
Canoinhas: 69,12%
Irineópolis: 59,65%
Bela Vista do Toldo: 53,11%
Porto União: 46,34%
Matos Costa: 14,77%
Major Vieira: 7,25%
O que é o HPV
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais.Os tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer de colo de útero, já os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais.
O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}