Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mais de 160 pessoas...

Mais de 160 pessoas participam de seminário sobre violência sexual em Concórdia

O Seminário Macrorregional Meio Oeste Catarinense de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual – Estruturando a Rede, que acontece nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, no auditório do Hospital São Francisco, teve a participação de mais de 160 inscritos. O evento é realizado pela gerência de Saúde (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

Com o objetivo de instrumentalizar os profissionais das quatro áreas (saúde, educação, assistência social e trabalho e segurança pública) no atendimento às violências, o seminário oferece palestras com profissionais ligados à cada área de atuação, além de uma mesa redonda para debates. Nesta terça-feira, a primeira palestra “Lei Maria da Penha: na prática, a teoria é diferente”, foi ministrada pelo delegado de polícia Denis S. Rodrigues Alves. Logo depois, às 10h30, foi a vez do médico infectologista Eduardo de Oliveira falar sobre “Abordagem na Vigilância Sexual Aguda e Crônica – até 72 horas”.

No discurso de abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Regional, Fábio Ferri, lembrou da época em que estudou Direito e destacou o Código Hamurabi como uma forma de punição aos que praticam a violência sexual. “Este é o crime mais bárbaro que existe. O Código de Hamurabi é uma compilação de 282 leis, baseado nas Leis de Talião (“Olho por olho, dente por dente”) acredito que alguns crimes, como a violência sexual deveriam ser punidos de forma proporcional ao crime que cometeram”, classifica.

Ferri destaca ainda o disque denúncia e faz um pedido. “Precisamos denunciar quando vemos ou sabemos de situações alarmantes. A nossa primeira ferramenta é o disque denuncia. Liguem, falem, dêem poder às nossas autoridades para ajudar essas crianças que sofrem a violência psicológica e física. Não podemos ficar calados. Falar é o nosso dever”, conclui.

Programação

15/09

14h – Palestra – Pessoas em situação de Violência Sexual: Protocolos e Normativas – Enfermeira Carmem Reginato Delziovo.

15h15 – Palestra – “Notificação/Investigação vigilância em Saúde: informação para a ação” – Gerente de vigilância de Agravos Infecciosos, Gladis Helena da Silva.

16/09

8h30 – Mesa redonda sobre o tema “identificando e atendendo vítimas de violência sexual”.

{article Dalva Paznoncelli Pichetti – SDR Concórdia}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support