Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mais de 150 pessoas...

Mais de 150 pessoas prestigiam a quarta noite de Ciclo de Palestras do Governo do Estado em Brusque

ciclo4 20150811 1588699665

Profissionais da educação, professores, estudantes, engenheiros, arquitetos e interessados em mobilidade urbana, além de autoridades civis e militares de Brusque e região, estiveram presentes no quarto encontro do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado de Santa Catarina, em Brusque. O evento, realizado no auditório da Unifebe, na noite de segunda-feira, 10, trouxe como temáticas a Educação e a Mobilidade Urbana e contou com a participação de demais representantes de entidades da regional, totalizando um público de mais de 150 pessoas no evento.

Educação em pauta

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps fez a abertura da noite, onde apresentou um panorama geral sobre Pacto pela Educação. Na oportunidade, Deschamps abordou os três principais eixos do programa: o eixo pedagógico, onde falou da proposta curricular, como está sendo trabalhado o acesso à educação superior no estado, e questões de tecnologia em prol do ensino. O segundo eixo apresentado foi referente à infraestrutura, no que diz respeito ao andamento das obras no estado e também na regional de Brusque. O último item tratado foi sobre a gestão da Educação, como o processo de eleição dos diretores, o plano de carreira, o cartão escolar que será destinado para a descentralização orçamentária, e o trabalho na elaboração do novo plano de carreira do magistério – que nos próximos meses deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa.
O Pacto pela Educação é um conjunto de ações a longo prazo e que até 2020 tem o objetivo de atingir os indicadores educacionais dos países desenvolvidos. “Estamos próximos a isso. No caso do ensino fundamental, Santa Catarina já atingiu esses índices e nosso desafio agora diz respeito ao ensino fundamental II e ao ensino médio”, completou o secretário, ao falar das metas previstas na educação do estado.

Planejamento e Acessibilidade

O segundo momento do encontro contou com a palestra “Regiões Metropolitanas e Desenvolvimento Regional”, apresentada pelo secretário de Estado de Mobilidade Urbana, Cássio Taniguchi.

Em seu discurso, Taniguchi falou da necessidade do planejamento para as cidades, da importância de priorizar o transporte público, de se dar espaço para ciclofaixas com continuidade e de se fazer um planejamento urbano pensado em portadores de deficiência e outras necessidades especiais. “Qual a cidade você quer para daqui a 20, 30, 40 anos? E onde queremos chegar? Essas são importantes questões que precisam ser feitas antes de se criar um planejamento urbano. Queremos mostrar também que mesmo uma cidade que já tenha o tecido urbano consolidado pode ser mudada. Ou seja: cidades antigas podem ser adaptadas, ajustadas, visando dar prioridade ao maior número de pessoas, ao transporte público e se criar melhores condições de qualidade de vida para a população dessas cidades”, ressaltou.

O secretário, que já foi prefeito de Curitiba (PR) por dois mandatos, compartilhou a experiência que teve no município – referência no setor de mobilidade, e também falou dos desafios de Florianópolis em sua organização urbana, tanto na ilha como no continente, para se desenvolver um sistema de transporte adequado. “Toda e qualquer intervenção tem que pensar na seguinte questão: a cidade é feita para o homem e não para o automóvel. E é isso que tem que ser sempre avaliado”, frisou.

O evento novamente contou com a mediação do Sebrae/SC. Na oportunidade o público presente pode esclarecer dúvidas, fazer questionamentos, bem como contribuições e sugestões para algumas problemáticas envolvendo os temas apresentados em ambas as palestras.

Avaliação positiva

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler foi um dos que participou das quatro noites de palestras, acompanhado de secretários municipais. Para ele, os encontros foram uma oportunidade de aproximação com diversos setores do Governo do Estado bem como para
conhecer melhor alguns projetos do governo nas temáticas apresentadas. “Temos que parabenizar o Governo do Estado por essa iniciativa, a SDR Brusque por estar envolvida nesse processo, e a Unifebe por ceder o espaço. Foi muito proveitoso e é conhecendo melhor essas ações e discussões que podemos saber como municípios ainda podem ser beneficiados”, avaliou. 

Assim como ele, o diretor regional do CREA/SC de Brusque, Armando Alberto Walendowsky acredita que a contribuição do Ciclo de Palestras para as entidades representativas foi enriquecedora. “Temos que parabenizar o Governo do Estado por essa iniciativa, pois foi a primeira vez que vi um governo dispor várias pastas para virem à cidade falar do trabalho desenvolvido. As palestras foram excelentes e acredito que esse Ciclo também veio ao encontro da proposta de algumas cartilhas já feitas pelo CREA, de se discutir e pensar alguns temas em prol do desenvolvimento, que são semelhantes aos que foram tratados aqui”, comentou.

Saiba Mais

O Ciclo de Palestras é promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Estado, tem apoio da SDR Brusque, a mediação do Sebrae/SC e orientação da Fundação ENA Brasil (Escola Nacional de Administração). O evento foi realizado nos dias 13, 20, e 27 de julho, e no dia 10 de agosto com palestras e debates sobre oito importantes eixos, sendo sempre duas temáticas abordadas por noite, seguidas de debates.

Para o encerramento do Ciclo está previsto um novo encontro com a participação do Governador do Estado, Raimundo Colombo, sem data definida ainda.