Mais de 150 pessoas participam de Dia de Campo sobre bovinocultora de leite
A propriedade do jovem Anderson Damiani Daros, de Santa Rosa do Sul, foi palco de um grande dia de campo sobre a bovinocultura de leite realizado pela Epagri na última sexta-feira, 5. Foram mais de 150 pessoas que puderam ver a execução de um projeto de vida no meio rural idealizado por um jovem que sonhou e, com muita dedicação, tornou esse sonho uma realidade.
O projeto de Anderson foi estabelecer na propriedade em que ele assumiu de seus pais, uma bovinocultura de leite à base de pasto, respeitando o bem-estar animal e legislação ambiental. Para isso, ele participou de cursos de capacitação na Epagri como o de Gestão, empreendedorismo e liderança para jovens em 2014 (com apoio do Programa SC Rural), curso de homeopatia em 2015, além de diversos outros eventos realizados pela Epagri.
Para a execução de seu projeto, além da capacitação, Anderson contou o apoio técnico da engenheira agrônoma da Epagri de Santa Rosa do Sul Elaine Rosoni, do médico veterinário da Epagri de Criciúma Marcelo Silva Pedroso, e outros profissionais da Epagri que o apoiaram em diversos momentos. Além disso, teve aporte financeiro de R$ 30 mil do Programa SC Rural.
De acordo com a engenheira agrônoma da Epagri de Santa Rosa do Sul, a propriedade do jovem tornou-se uma unidade de referência técnica em que muitos agricultores e estudantes dos cursos de agronomia e técnico agrícola passam a visitá-la. “É muito gratificante ver um jovem que sonha e investe no seu conhecimento para tornar esse sonho uma realidade. E, hoje, nesse dia de campo, todos puderam ver como é possível produzir leite de forma sustentável e levar para as suas propriedades as tecnologias demonstradas”, disse.
Anderson falou sobre o dia de campo: “Receber tantas pessoas na minha casa para ver o que estamos fazendo com muito amor, mostra que estamos no caminho certo”.
Para demonstrar as melhores técnicas na condução da atividade leiteira, o dia de campo foi dividido em três estações: evolução sustentável da propriedade leiteira; qualidade do leite, manejo animal e manejo de dejetos; sobressemeadura e suplementação. O evento foi realizado pela Epagri, apoio da Prefeitura de Santa Rosa do Sul, do Programa SC Rural e da Associação dos Agricultores Familiares do Extremo-Sul.
Mais informações:
Reginaldo Ghellere
Gerente Regional
Epagri/Gerência Regional de Araranguá
Contato: (48) 3529-0303 ou 9148-5003