Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Mais de 100 jovens...

Mais de 100 jovens participam da aberta a 4ª Conferência Estadual das Juventudes de Santa Catarina

Um evento democrático para refletir, discutir, articular e propor de forma coletiva as prioridades e estratégias para as políticas em prol dos jovens de Santa Catarina.  Esse é o objetivo da 4ª Conferência Estadual das Juventudes, que foi aberta oficialmente nesta manhã no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, e segue até a quarta-feira, 25.

Neste ano, a conferência que é realizada pelo Conselho Estadual de Juventude (Conjuve-SC) e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), conta com a participação de mais de 100 jovens de todo o estado. Durante dois dias eles vão discutir 12 eixos envolvendo o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.

Na abertura, a diretora de Direitos Humanos da SAS, Elisiani Noronha, representou a secretária Maria Helena Zimmermann que estava em viagem aos municípios afetados pelas chuvas, e destacou o esforço do Governo do Estado, entidades e sociedade civil na realização do evento que segundo ela é fundamental para as juventudes. “É uma alegria reunir mais de 100 jovens para dialogar, ouvir suas reivindicações e propostas para garantir em Santa Catarina uma política pública que atenda a todos e contribuindo assim para que as juventudes tenham mais visibilidade”, afirmou.

O evento deste ano também será um marco, pois a Conferência ocorre nos 10 anos do Estatuto da Juventude. Além da elaboração das propostas dos catarinenses, que serão encaminhadas para também será realizada a eleição dos delegados de Santa Catarina que vão representar o estado na etapa nacional que ocorre de 14 a 17 de dezembro em Brasília.

Temas discutidos:

As 218 proposições do documento foram organizadas em temas como Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Território e Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Segurança Pública e Acesso à Justiça. Foi incluída, também, a proposta de debate sobre a elaboração colaborativa do Sistema Nacional de Juventude, entre União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto e fotos: Helena Marquardt/ Ascom SAS
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support