Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Maior velocista brasileira entre...

Maior velocista brasileira entre paratletas compete nesta terça nos Parajasc em São Miguel do Oeste

Adria Rocha dos Santos, 40 anos, tem uma trajetória esportiva que somente os maiores atletas e ídolos mundiais conquistaram.  A mineira, que reside em Santa Catarina há 11 anos, participa pela primeira vez dos Parajasc, que vai até o dia 30 em São Miguel do Oeste. Adria está entre as velocistas cegas mais rápidas do mundo, é considerada a maior medalhista da história do esporte paralímpico brasileiro. A paratleta perdeu a visão em decorrência da retinose pigmentar e do astigmatismo de nascença, o que não foi obstáculo para a realização do sonho de se tornar campeã.

Foto: Epa Machado / Fesporte

>>> Imagens para download na galeria

Desde criança sempre gostou de correr, mas começou a levar o esporte a sério aos 14 anos, em Curitiba (PR) onde disputou a primeira prova oficial – a segunda competição foi na paraolimpíada de Seul, Capital da Coréia do Sul,  onde a menina brincalhona e bem humorada ganhou duas medalhas de prata nos 100m e nos 400m. Mas a conquista que mais marcou sua carreira foi em Sydney na Austrália em 2000, quando atingiu sua melhor marca. A velocista fez  os 100 metros em 12s 34, os 200 metros em 24s 99  e os 400 em 57s 46. “Todas as medalhas que conquistei são importantes, mas em Sydney foi a paraolimpíada em que mais sofri para alcançar bons resultados, com certeza serão sempre lembrados com carinho, pois fazem parte da minha história como paratleta”, conta Adria orgulhosa.

Especialista nos 100m, 200m e 400m sempre treinou forte, para alcançar bons resultados. Hoje com 43 medalhas nacionais paralímpicas e 75 internacionais, Adria encerrou carreira nas provas de velocidade, mas nas corridas de rua ela ainda continua.

A paratleta garante que vai levar uma medalha para Joinville, município onde reside. Ela participará dos 100 metros, 200 e 400 metros nesta terça-feira, 28, na pista de corrida do Exército, local das provas de atletismo. O horário ainda não foi definido pela equipe técnica da Fesporte.

>>> Assista aqui a entrevista em vídeo concedida à TVFesporte.

Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, é uma honra receber competidores de nível internacional nos Parajasc 2015. “A presença de Adria nos jogos é uma forma de incentivar os iniciantes e mostrar que com dedicação tudo é possível. Em nome do Governador Raimundo Colombo e pela Fesporte dou boas vindas à paratleta”.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessora de Imprensa:
Pamela Marin
(48)88027742