Macrorregião do Grande Oeste recebe a quinta Central de Regulação do Estado
Nesta terça-feira, 10, técnicos das superintendências de Serviços Especializados e Regulação (SUR) e de Planejamento e Gestão (SUG), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresentarão a Política Estadual de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cronograma de implantação da Central de Regulação de Internação Hospitalar da Macrorregião do Grande Oeste. Essa é a quinta das oito centrais instituídas pela Lei Estadual nº 16.158, de 7 de Novembro de 2013, implantada em Santa Catarina. A reunião será no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.
A central funcionará a partir do mês de Julho, na 4ª Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Chapecó. O serviço será prestado 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana. A Central de Regulação do Grande Oeste regulará as internações hospitalares de 1.386 leitos do SUS em 34 hospitais, os quais abrangem 76 municípios daquela região e uma população de mais de 740 mil habitantes.
Segundo a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, a implantação das Centrais de Regulação Macrorregionais permitirá uma rede integrada de informações relativas à oferta de serviços disponíveis. “Vamos agilizar o atendimento à população, dando especial atenção às situações de risco, e assim, melhorar o acesso aos serviços de saúde e controle e avaliação”, afirma Tânia.
A reunião do dia 10 contará com a presença de secretários municipais de Saúde, técnicos do Controle e Avaliação das Secretarias Municipais de Saúde, representantes das Gerências Regionais de Saúde, bem como dos diretores e técnicos das unidades hospitalares da Macrorregião Oeste.
Para a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Marlene Bonow Oliveira, a estruturação das centrais permite ajustar a oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e racional.
“A regulação das internações hospitalares ocorre de forma online, visando garantir o acesso do paciente e, na sua alta, a liberação da ordem numérica da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), a qual possibilita o imediato faturamento da conta hospitalar à unidade solicitante”, explica Geraldo Azzolini, gerente dos Complexos Reguladores da SES. Ainda segundo Azzolini, esta nova dinâmica quebra alguns paradigmas entre gestores e prestadores do SUS, uma vez que a AIH estará disponível no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e sob gestão da Central de Regulação.
Entre os dias 24 e 26 de junho serão realizadas oficinas nos municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê para capacitar os profissionais dos 34 hospitais da Macrorregião do Grande Oeste, que irão manusear o módulo hospitalar do SISREG. Os treinamentos serão ministrados por técnicos da Gerência dos Complexos Reguladores, com apoio das Gerências Regionais de Saúde da Macrorregião.
Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado de Saúde/SC
e-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065