Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Macroalgas: Epagri cria novo...

Macroalgas: Epagri cria novo mercado para maricultores catarinenses

Macroalgas: Epagri cria novo mercado para maricultores catarinenses

Uma nova atividade produtiva com grande potencial de mercado está crescendo nas águas do litoral catarinense.

O Estado, que já é o maior produtor nacional de ostras, mexilhões e vieiras, agora também gera renda em suas fazendas marinhas a partir do cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii.

A produção comercial está decolando e já revela grandes oportunidades para os maricultores de Santa Catarina.

O maricultor Raulino de Souza Filho, de Palhoça, na Grande Florianópolis, começou a cultivar macroalgas de forma experimental, em parceria com a Epagri, e decidiu mergulhar fundo no negócio. Hoje, Nino, como é conhecido, tem uma área de produção com 1,54 hectare e já montou uma fábrica de extrato de alga para produção de biofertilizantes.

Essa macroalga é muito utilizada nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos e já foram identificadas novas possibilidades para agregar valor ao produto, como a fabricação de alimentos, cosméticos e extrato para biofertilizante.

Pesquisas conduzidas pela Epagri em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram o sistema de cultivo e comprovaram a viabilidade técnica, econômica e ambiental dessa nova cadeia produtiva para o litoral catarinense.

Com o “terreno” preparado, a Epagri vem capacitando maricultores interessados em investir nessa cadeia produtiva. O trabalho envolve assistência técnica aos iniciantes e a busca de estratégias para viabilizar o comércio do produto e posicioná-lo no mercado.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support