Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Logomarca da Feira Estadual...

Logomarca da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia é criada por estudante da rede estadual

A Fecitec/SC (Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina) já tem sua própria marca. Laura Gerber Ferreira, aluna da EEB. Prof. Daniela Pereira, de Navegantes, é a vencedora do concurso promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) entre alunos da rede estadual de ensino. Conceituada pela estudante, a criação será usada na identidade visual da feira. 

A escolha do trabalho vencedor foi feita por um júri multidisciplinar, composto por educadores das áreas de Design, Artes e Biologia, em uma parceria que envolveu a Udesc, o Instituto Estadual de Educação e a Gerência de Tecnologia da SED. 

“Observamos nas visitas em nossas escolas a grande valorização da arte e da cultura no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos nossos estudantes. Nesta iniciativa específica voltada à identidade da Fecitec, conseguimos aliar tal expressão à iniciação científica e à reflexão sobre a tecnologia. Parabenizamos a autora do trabalho vencedor pelo êxito”, destacou o secretário de Estado da Educação.

A imagem vencedora do concurso irá personalizar os materiais de divulgação e as ações que compõem a organização e realização da feira. Em 2019, o evento será realizado no em outubro, em Blumenau, onde a autora da logomarca vencedora será premiada. Laura Gerber Ferreira descreveu o conceito que buscou expressar no desenho em sua ficha de inscrição.

“Primeiramente, deixei claro o fato se passar em Santa Catarina, desenhando o mapa em verde, que retrata o meio ambiente. À frente, em balão de fundo redondo, rodeado por átomos, simbolizo toda a Ciência e Química presentes na feira. Dentro do balão temos engrenagens que representam a Mecânica e Tecnologia. Em seu lado direito, temos uma lâmpada acesa, enfatizando a tecnologia e mostrando grandes Ideias. À esquerda, uma folha representa a preservação do meio ambiente. Por fim, temos uma grande mão vermelha, representando que os jovens e a Feira têm todos os elementos em suas mãos, com grande apreço”.

Os critérios valorizados na escolha

Professora do curso de Design da Udesc, Gabriela Botelho Mager explicou a importância da movimentação da comunidade escolar e dos critérios estabelecidos: “A iniciativa deste concurso, diferentemente da escolha convencional de uma peça de design, integra a expressão artística e a reflexão sobre o tema da feira de ciências pelos alunos. Sob o ponto de vista do design, demos atenção à clareza na comunicação da mensagem a partir da ilustração, observamos possibilidade de uma assimilação rápida pelas pessoas, de boa legibilidade dos elementos da imagem e da facilidade de se reproduzir o desenho para os fins de divulgação”.

No que diz respeito à disciplina de Artes, a educadora Adriana Pacheco Bombazaro declarou que a criatividade e capacidade de expressão chamaram atenção: “Contextualizar uma imagem é uma forma de comunicação com o espectador. A criação para a Fecitec associou os princípios artísticos ao mundo da iniciação científica e tecnológica, por meio dos símbolos e da sua representatividade educacional.”

A professora de Biologia Andréa Mara Pacheco de Oliveira Alves ressaltou que a tecnologia e a contextualização dos conteúdos em eventos como a Fecitec são aliadas no ensino: “Em 20 anos no magistério, foi possível constatar que a educação passou por muitas mudanças e a tecnologia tem grande influência nisso. Sinto-me realizada ao trabalhar Ciências com os alunos usando a tecnologia como atrativo para potencializar a aprendizagem”.

 Foto: Osvaldo Noceti/SED

Sobre o Concurso

O Concurso da Logomarca da Fecitec/SC propôs aos participantes, por meio de edital, que concebessem um desenho com elementos visuais reportando iniciação científica e tecnológica. Puderam concorrer alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio e estudantes da Educação Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina. Cada escola da rede estadual teve a oportunidade de apresentar uma proposta de desenho.

A segunda etapa de seleção foi realizada pelas coordenadorias regionais de ensino, que puderam enviar a ilustração escolhida para a Secretaria de Estado da Educação.

O júri multidisciplinar

Professora Adriana Pacheco Bombazaro – Área: Artes visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006). Tem experiência em Artes com ênfase em Artes e Tecnologia e atua na Gerência de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Professora Andréa Mara Pacheco de Oliveira Alves – Área: Biologia e Ciências. Possui graduação em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1998). É professora de Ciências e Biologia, efetiva no Instituto Estadual de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Química e Ciências da Natureza e é adepta de recursos multimídia como a lousa digital em suas aulas. 

Professora Gabriela Botelho Mager – Área: Design Graduada em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie (1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004) e doutora em Design, pela PUC Rio (2011). É professora efetiva do curso de Design e integrante do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua nas áreas de Branding, Gestão de Design, Design Editorial, Design Promocional, Design de Interação e UX Design.

Informações adicionais para imprensa:
Sicilia Vechi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0353 / (48) 3664-0353 / 99132-5252
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
www.sed.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support