Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Livro traz capítulo sobre...

Livro traz capítulo sobre a contribuição da Epagri na constituição das cooperativas em Santa Catarina

Na última quinta-feira, 23, foi lançado em Florianópolis o livro “Cooperativismo e  Associativismo  em Santa Catarina no Contexto da Imigração  Alemã no Sul do Brasil”. A publicação faz um resgate do cooperativismo no estado catarinense e um dos capítulos aborda a contribuição da Epagri na constituição e no fortalecimento dessa estrutura organizativa. Em breve as cidades de Chapecó, Seara, São Miguel do Oeste e Itapiranga também terão eventos de lançamento da obra.

O capítulo foi escrito pelo extensionista rural Célio Haverroth e pelo pesquisador Marcio Antonio de Mello, que abordaram a trajetória da pesquisa e da extensão rural pública e sua relação com o tema cooperativismo e associativismo e o papel da Epagri e suas antecessoras no surgimento das cooperativas agropecuárias e no apoio após a constituição delas. 

Segundo Marcio, a pesquisa identificou que a constituição de cooperativas e associações de agricultores desde sempre esteve presente no trabalho da Epagri e das empresas que a antecederam. “A estrutura fundiária de Santa Catarina, caracterizada pela maciça presença de pequenas propriedades, exige a cooperação e a associação de agricultores para melhor acessar os mercados. Por esse motivo a organização dos agricultores sempre foi uma diretriz da Epagri e de suas antecessoras, que exerceram papel fundamental na formação e na consolidação da maior parte das cooperativas agropecuárias que atuam no Estado”, diz o pesquisador.

Célio acrescenta que o capítulo também mostra o trabalho da Epagri com a cadeia de suínos, com a juventude rural e com a formação de lideranças. “Também fazemos um resgate do trabalho da Empresa na constituição das redes de cooperação da agricultura familiar, a partir dos anos 1990, com o objetivo de inclusão econômica dos agricultores que trabalham com atividades mais diversificadas, como agroindústrias de pequeno porte, hortaliças e fruticultura, que têm no mercado local e nas compras institucionais os mercados principais”, diz o extensionista.

Marcio e Celio são autores do capítulo que mostra a contribuição da Epagri na constituição e no fortalecimento das cooperativas em SC

Sobre a obra

O livro foi organizado a convite do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL) para integrar o tema cooperativismo no projeto “A caminho de 2024 – 200 anos: Migrações Alemãs para o Brasil”. O propósito da obra foi viabilizar uma publicação reunindo artigos, relatos de experiências e entrevistas sobre o tema, pois o cooperativismo e o associativismo estão intimamente ligados ao contexto da imigração alemã, sendo amplamente disseminado nas zonas de colonização no sul do Brasil, encontrando na cultura da ajuda mútua a materialização do modelo cooperativo e associativo.

Itapiranga, por exemplo, tem a cooperativa de crédito mais antiga de Santa Catarina, em funcionamento ininterrupto desde sua fundação, em 1932. Na cidade vizinha, Palmitos, localiza-se a cooperativa agropecuária mais antiga do estado, fundada um ano depois. Ambas foram de iniciativa popular, buscando a união como forma de superar dificuldades. A partir da segunda metade do século XX, o cooperativismo se disseminou com mais força, fomentado pelo Estado, tornando Santa Catarina um dos estados mais cooperativistas do Brasil, com mais de 50% da população ligada a alguma cooperativa.

Um dos objetivos desta publicação é democratizar artigos científicos e oportunizar o compartilhamento de diferentes experiências de associativismo com cooperativas, escolas, instituições e interessados no tema, de maneira totalmente gratuita.

A obra tem 438 páginas, 15 artigos, 11 relatos de experiência e entrevistas com Harry Dorow e Glauco Olinger. Teve o apoio financeiro da Fecoagro; da  Cooperativa Ceraçá; do BRDE e da Lei de Incentivo à Cultura.

O livro está disponível para livre download aqui.  Exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente nos eventos de lançamento. Mais informações podem ser obtidas com a editora: (51) 3568-2848, contato@oikoseditora.com.br.

Mais informações e entrevistas

– Célio Haverroth, extensionsita rural da Epagri e um dos autores da obra

(48) 3665-5223

– Marcio Antonio de Mello, pesquisador da Epagri e um dos autores da obra

(48) 3665-5453

Informações para a imprensa

Gisele Dias, jornalista

(48) 3665-5147 / 99989-2992

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support