Livro resgata a história dos sessenta anos da Celesc
Transportar postes nas costas e carregar pesados transformadores com a força das mãos são tarefas impensáveis nos dias de hoje, mas comuns aos trabalhadores dos primórdios da Celesc. São esses precursores que compartilham suas histórias de bravura e superação e dão vida ao livro “Histórias de Luz”, lançado nesta quarta-feira, 9, em comemoração aos 60 anos da distribuidora.
Escrita pelos ex-funcionários Luiz Césare Vieira e Paulo Sá Brito, a obra comemorativa reúne acontecimentos históricos, desde a origem da instalação da energia elétrica em Santa Catarina até os dias atuais. “A ideia do livro foi a de dar voz a empreendedores e trabalhadores que estiveram presentes naqueles atos preliminares, no início da vida da Celesc”, contam os autores. Muitos deles estiveram presentes na cerimônia de lançamento, junto a empregados da ativa e aposentados, diretores e ex-diretores da companhia.
O presidente da empresa, Cleverson Siewert, agradeceu emocionado aos empregados da companhia: “São 60 anos de conquistas históricas, que só foram possíveis graças aos celesquianos”. Siewert avalia 2015 como um ano difícil, mas que termina com boas notícias. Entre elas, a renovação da concessão por mais trinta anos e a retomada de cinco usinas em leilão da Aneel. “Estamos plantando os próximos 60 anos com esses importantes instrumentos”, comemora.
Passado e presente
A história da Celesc começou a ser escrita a partir da assinatura do decreto estadual no 22, pelo governador Irineu Bornhausen, em 9 de dezembro de 1955. Sua missão era integrar o abastecimento de eletricidade em Santa Catarina, que era feito até então por sistemas isolados, oferecendo infraestrutura adequada aos novos investimentos que surgiam à época.
Passadas seis décadas, a Celesc mantém um sistema elétrico robusto, formado por 16 pontos de conexão com o Sistema Interligado Nacional; 161 subestações e quase 165 mil km de redes; mais de um 1,6 milhão de postes e 167 mil transformadores. A estrutura desse sistema distribui energia elétrica a mais de três milhões de unidades consumidoras em 264 municípios catarinenses e no município de Rio Negro, no Paraná.
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br