Lideranças reunidas em São Lourenço para reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste realizou nesta segunda-feira, 12, a segunda reunião de 2017 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). O encontro aconteceu no anfiteatro da própria ADR e contou também com a participação da equipe de gerentes, além dos membros do Conselho (prefeitos, presidentes de Câmaras e dois representantes da sociedade civil de cada município).
Na pauta do encontro, exposição das atividades desenvolvidas por cada gerente no último trimestre. Além disso, o secretário-executivo da ADR, Walmor José Pederssetti, sanou algumas dúvidas dos prefeitos quanto ao FUNDAM 2. Ele explicou que em breve o governador deverá visitar a região, oportunidade em que estará reunido com os prefeitos para apresentar como deve funcionar a nova etapa do Programa.
Sobre o Conselho de Desenvolvimento Regional
Com a transformação das Secretarias Regionais em Agências de Desenvolvimento Regionais, implementada pela Lei 16.795/2015, o Conselho de Desenvolvimento Regional passou a ter uma função de planejamento e discussão de políticas públicas para o desenvolvimento da região.
O papel do Conselho, de acordo com o secretário Walmor José Pederssetti, é servir de elo entre o Governo e a sociedade, de forma que a população ajude a definir os rumos de Santa Catarina. O grupo se reúne a cada 90 dias para discussão de ações que impulsionem o desenvolvimento regional. Os conselheiros são representantes dos interesses de seus municípios e mais que isso, porta-vozes das discussões de cada setor. Esse grupo é responsável por todo o planejamento regional, pela definição das prioridades que, na sequência, serão a base do Orçamento do Estado.
O secretário Pederssetti, que também é presidente do Conselho, destaca a importância da integração de pessoas comprometidas com o desenvolvimento regional para o sucesso das ações do grupo. “Se a equipe for bem estruturada, integrado por pessoas preocupadas com o desenvolvimento da região, existe maior facilidade na implementação de ações“, garante ele.
{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}[text]{/article}