Lideranças e sociedade conhecem detalhes da obra do Centro de Eventos de Balneário Camboriú
Representantes do setor público, do trade turístico e lideranças de Balneário Camboriú reuniram-se nessa terça, 20, para aprofundar o conhecimento de informações técnicas e financeiras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. O empreendimento está em construção às margens da BR-101 com recursos do programa Pacto por Santa Catarina, do governo federal e da prefeitura.
“O Centro de Eventos de Balneário Camboriú será um divisor de águas para a cidade, pois vai incentivar o turismo o ano todo. Sugiro formarmos um grupo da sociedade aqui representada para acompanhar a obra, seu andamento e definir as exigências para a empresa concessionária já que o Governo do Estado pretende lançar edital de licitação da gestão do empreendimento no próximo ano. Há perspectiva bastante boa de não haver problemas financeiros”, destacou o secretário de Estado do Planejamento Murilo Flores.
O projeto do centro de eventos foi elaborado para atender à demanda de um complexo multiuso flexível com vão central de 96 metros sem pilares, o maior do sul do Brasil, e piso com resistência de 6 toneladas por metro quadrado para permitir a exposição de embarcações e caminhões. “Toda a estrutura interna é flexível com sanitários nas bordas”, explicou o arquiteto da equipe de elaboração do projetos, Marcos Jobim. Há espaços para exposições, salas de convenções, praça de alimentação e estacionamento.
Outro diferencial do empreendimento é o o sistema de climatização que foi concebido a partir dos padrões de sustentabilidade para reduzir os custos de manutenção. O aproveitamento do ar natural através das galerias de insulflamento de ar, por exemplo, vai dispensar o uso dos aparelhos de ar condicionado entre março e outubro. Este sistema subterrâneo atua em conjunto com os sheds na estrutura metálica do telhado, utiliza o resfriamento natural do ar (inércia térmica do solo) e convecção (ar quente sobe) para reduzir a temperatura no ambiente e consequente da potência instalada de ar condicionados. Já a iluminação natural permitirá maior eficiência energética.
O Centro de Eventos está integrado ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd onde fica o zoológico. Uma passarela conectará o edifício com o Zoo. A coleta da água da chuva feita pelo Centro servirá para lavar as jaulas do zoológico e regar as plantas.
Andamento da obra
A obra do Centro de Eventos está 44% executada, na fase de finalização da implantação da estrutura metálica e início da colocação da estrutura de alumínio. Iniciou em agosto de 2015 e está prevista para ser concluída em agosto de 2017. “Tivemos que solicitar um aditivo de prazo à Caixa Econômica Federal de 180 dias devido às chuvas e ao atraso no repasse dos recursos do governo federal”, comentou a diretora de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Ana Paula Cardozo Silva.
O custo total da obra civil será de R$ 89 milhões, com recursos do Governo Federal, do Estado e da Prefeitura de Balneário Camboriú.
Leia mais:
>> Em Brasília, Colombo busca recursos para Centro de Eventos de Balneário Camboriú
Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740