Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Líder nacional na produção...

Líder nacional na produção de maçãs, Santa Catarina é destaque pela qualidade e sanidade dos pomares

Nesta semana, com o início da colheita da maçã, os fruticultores alavancam a mão de obra nos municípios e recebem visitantes de todas as regiões em seus pomares. As maçãs catarinenses, equilibradas nutricionalmente, cativam os paladares com seu sabor, textura e acidez adequada.

O Estado de Santa Catarina, reconhecido por produzir maçãs com doçura, crocância e suculência, não apenas lidera o país em volume de produção, mas também se destaca pela qualidade das frutas e pela impecável sanidade dos pomares. Esta conquista é o resultado de um esforço conjunto e dedicado ao longo do tempo no monitoramento, contenção, prevenção, controle e erradicação de pragas como a Cydia pomonella, comumente conhecida como traça-da-maçã. Esta praga afeta não apenas maçãs, mas também peras, marmelos, nozes europeias e frutas de caroço como pêssegos, ameixas e nectarinas.

Erradicação da Cydia pomonella

O Programa Nacional Prevenção e Controle da Cydia pomonella (PNPCCP) teve início na década de 1990 com o descobrimento do primeiro foco na área urbana de Vacaria. O processo de erradicação, em Santa Catarina, foi conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e os produtores rurais ao longo de anos. Essa iniciativa levou o Brasil a ser reconhecido, em 7 de maio de 2014, como uma “Área Livre da Cydia pomonella“. Este status fitossanitário é uma realização notável para a fruticultura brasileira.

O cultivo de maçãs não é apenas uma atividade agrícola, mas também desempenha um papel crucial na sustentabilidade socioeconômica do Estado. As regiões de Fraiburgo e São Joaquim se beneficiaram significativamente, tornando-se as principais fontes de renda devido à exploração da cultura da macieira. A maçã possibilita a viabilidade econômica das pequenas propriedades, impulsiona a agroindústria e otimiza as potencialidades climáticas das regiões produtoras.

“Santa Catarina orgulha-se de sua posição como líder nacional na produção de maçãs, garantindo não apenas a excelência do produto, mas também a preservação da integridade dos pomares. Este sucesso é o resultado de um compromisso conjunto com a qualidade, sanidade e sustentabilidade, consolidando a fruticultura catarinense como referência para o país”, destaca a engenheira agrônoma, Roberta Duarte Ávila Vieira. 

Cydia pomonella: Uma ameaça sob controle em Santa Catarina

Cydia pomonella, conhecida como traça-da-maçã, é uma pequena lagarta que forma galerias na fruta, levando-a a cair do pé antes de amadurecer. Originária da Ásia e Europa, essa praga assola plantações em países como Argentina, Uruguai e Estados Unidos, sendo considerada o pior inseto praga da fruticultura mundial. Manter Santa Catarina livre dessa ameaça exige um esforço contínuo de fiscalização e monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e dos dedicados produtores rurais.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho e Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support