Levantamento do território Catarinense é entregue no Meio Oeste
Os discos rígidos com os dados do Levantamento Aerofotogramétrico foram entregues nesta quinta-feira, 8, em Joaçaba para prefeitos e representantes dos municípios participantes da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc). “Cada município passará a ter as informações geoespaciais atualizadas de seu território, para usos diversos, como planejamento territorial”, avalia o chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Christiano Lopes, representando o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.
Imagem de Joaçaba
O Levantamento Aerofotogramétrico pode ser utilizado no planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.
É um trabalho benéfico para que as equipes das prefeituras possam realizar suas ações e atender as demandas que a comunidade cobra”, disse o presidente da Ammoc e prefeito de Herval d’Oeste, Nelson Guindani. Ele destacou ainda a integração entre Governo do Estado e municípios com a entrega deste produto.
O chefe de gabinete da SDS lembrou as ações do Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável voltados aos municípios, como os Planos Municipais de Saneamento Básico, entregue a mais de 170 cidades com menos de 10 mil habitantes, e os Planos Municipais de Resíduos Sólidos, cujos convênios de execução serão assinados com todas as prefeituras ainda este ano.
O trabalho, que iniciou em 2008 na SDS com o investimento de cerca de R$ 12 milhões, foi intensificado em 2010 a partir da necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.
O projeto mobilizou três aviões ao mesmo tempo entre 2010 e 2012. No sistema aerofotogramétrico, as câmeras são acopladas aos computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e altitude da aeronave no momento da tomada das aerofotos. As distorções são corrigidas com o processamento das imagens e ortorretificação. Os resultados foram mais de 70 mil aerofotos coloridas e em infravermelho.
Receberam o material nesta quinta-feira, em Joaçaba, os prefeitos de Herval d’Oeste, Nelson Guindani; de Água Doce, Novelli Sganzerla; de Capinzal, Andevir Isganzella; de Catanduvas, Gisa Giacomin; de Erval Velho, Walter Kleber Junior; de Ibicaré, Ari Ferrari; de Lacerdópolis, Hilário Chiamolera; de Luzerna, Moisés Diersmann; de Ouro, Vitor João Faccin; de Tangará, Euclides Cruz; e de Vargem Bonita, Mauro Dresch; além do representante de Joaçaba.
O Levantamento Aerofotogramétrico foi lançado dia 14 de junho, em São José, e já foi entregue para as cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).
Assessoria de Comunicação
SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
www.sds.sc.gov.br – www.facebook.com/SustentavelSC – www.twitter/SustentavelSC
Rodovia SC 401, KM 5, nº 4600, Centro Administrativo, bl. 3, 1º andar – Saco Grande II – Florianópolis/SC – CEP 88032-000 Telefone: (48) 3665-2257