Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Levantamento Aerofotogramétrico é disponibilizado...

Levantamento Aerofotogramétrico é disponibilizado para Alto Vale e Região do Contestado

O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, entregou nesta sexta-feira, 19, os dados geoespaciais para os municípios do Alto Vale. “Este trabalho resultou em mais de 70 mil fotos. Trata-se de um poderoso instrumento de gestão”, salientou. O evento foi realizado na Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), em Rio do Sul.

Imagem aérea da foz do rio Itajaí 

O Levantamento Aerofotogramétrico e a formação da nova referência de base de dados cartográficos podem ser utilizados na qualificação dos planos de bacias hidrográficas, planejamento costeiro, regularização fundiária, estudos de potencial hidroelétrico, auxílio à definição de áreas de risco para realocação de moradias e planejamento urbano, qualificação das medidas efetivas de proteção às comunidades e ao meio ambiente, planos diretores municipais, planejamento de ocupação de áreas urbanas e rurais, planejamento e construção de estradas, entre outros. “São várias ferramentas que podemos usar para a organização e planejamento das gestões municipais que contribuirá para o desenvolvimento de cada município”, declarou o presidente da Amavi e prefeito de Taió, Hugo Lembeck.

Estavam presentes prefeitos e representantes de Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Imbuia, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Santa Terezinha, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.

levantamento aerofotogrametrico 20130720 1829352316
Autoridades em Rio do Sul. Foto Michelle Nunes/SDS

Levantamento Aerofotogramétrico na Região do Contestado – Os dicos rígidos com dados de referência foram repassados, na manhã desta sexta-feira, 19, para as cidades da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc). Representando o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, o chefe de gabinete da SDS, Christiano Lopes de Oliveira, falou da atenção do Governo do Estado em disponibilizar estes dados. “O material teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões. Se fosse feito individualmente o custo seria bem mais elevado e sabemos que nem todos teriam como pagar por este projeto”, afirmou.

A presidente da Amurc e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, ressaltou que o Levantamento Aerofotogramétrico está sendo adquirido em um momento especial para o município. “Estamos em um processo de regularização fundiária. Estas informações são importantes e vão configurar melhorias en vários setores”, exemplificou, falando de uma das diversas utilizações da ferramenta.

O promotor Raul Gustav, disse que o Ministério Público ainda utiliza as bases de dados das décadas de 1970 e 1980, que foram as últimas imagens antes deste projeto da SDS. “Além das inúmeras finalidadades, este Levantamento será importante para a área de preservação permanente. Esperamos que este projeto tenha continuidade e que esta parceria com o Ministério Público continue”, destacou.

Participaram ainda do evento os prefeitos de Curitibanos, José Antônio Guidi; de Frei Rogério, Osny Alberton; e de Ponte Alta do Norte, Silvio Calomeno; além de representante de Santa Cecília.

levantamento aerofotogrametrico 20130720 1465345879
Entrega em Curitibanos. Foto: Michelle Nunes/SDS

{article Michele Nunes de Oliveira – Desenvolvimento Econômico}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support