Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Lei da Laqueadura e...

Lei da Laqueadura e Vasectomia completa um ano com aumento dos procedimentos em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

O primeiro ano de implantação da nova Lei da Laqueadura e Vasectomia conquistou avanços nos direitos de mulheres e homens que desejam realizar os procedimentos. Em Santa Catarina, com a nova regulamentação que entrou em vigor em 5 de março de 2023, o aumento chegou a 79,6% no número de laqueaduras e a 48% nas vasectomias na comparação entre 2022 e 2023.

No total, no ano passado, 2.777 mulheres se submeteram ao procedimento de laqueadura e 5.551 homens às vasectomias em todo o estado. Números significativamente superiores aos de 2022, em que foram realizadas 1.546 laqueaduras e 3.749 vasectomias.

O avanço foi possível devido à modificação das exigências para a realização dos procedimentos no âmbito do planejamento familiar. Uma das principais alterações é que não é mais necessário o aval do cônjuge para a sua realização. Além disso, a idade mínima exigida para que se possa submeter a uma laqueadura foi reduzida de 25 para 21 anos, e não há limite de idade para mulheres que já tenham ao menos dois filhos.

“A laqueadura faz parte do planejamento familiar é uma mudança que está fazendo muita diferença na vida das mulheres e das famílias, quando ainda hoje existem meios diferentes de acesso ao método contraceptivo entre homens e mulheres”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, autora da Lei enquanto deputada.

:: Conheça o texto completo da Lei 14.443 de 2022

Outro avanço da legislação é a possibilidade de realização da laqueadura no momento seguinte ao parto. A permissão para realizar a laqueadura logo após o parto faz com que a mulher não precise se submeter a duas internações, isso reduz os riscos de complicações cirúrgicas e a taxa de ocupação de leitos hospitalares em todo. Quando vemos essa ampliação na busca pelos procedimentos, fica evidente que muitos já demonstravam a vontade de realizar os procedimentos, mas sabiam que não podiam devido à idade ou à dificuldade de conseguir a autorização reconhecida legalmente pelo companheiro”, complementa Carmen Zanotto.

Laqueadura

Também conhecida por ligadura de trompas, a laqueadura é um processo cirúrgico feito com o objetivo contraceptivo, que impede que a mulher engravide. O procedimento dura entre 40 minutos e uma hora. Também pode ser recomendada nos casos em que uma gravidez coloca a pessoa em risco.

Vasectomia

A vasectomia é uma pequena cirurgia feita com anestesia local que impede o transporte do espermatozoide. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não precisa de internação. Após a cirurgia, é necessário utilizar outro método contraceptivo durante, pelo menos, 90 dias.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support