Larvicida biológico para combate ao mosquito borrachudo é distribuído nos municípios da ADR Taió
A Gerência de Políticas Socieconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional de Taió (ADR), está fazendo a distribuição de 600 litros de larvicida biológico (BTI), para combate ao mosquito borrachudo nos municípios da região.
“Neste ano a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca disponibilizou uma quantidade maior do larvicida, pois em diversas comunidades dos nossos municípios houve proliferação do inseto”, afirmou o gerente Alcides Francisco Pivatto.
O gerente disse que os 600 litros serão distribuídos para os seis municípios, através de suas associações e comunidades. “Será feito um treinamento para a aplicação correta do produto, nos rios e riachos. Toda a comunidade pode participar, para ter um melhor resultado”, enfatizou. A data e local do treinamento serão informados posteriormente.
O BTI é uma bactéria que mata a larva do inseto e é diluído em água. Segundo estudos da Embrapa, o inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e de outros animais. Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo não gosta de água parada e, quanto mais sujeira tiver, melhor. As larvas alimentam-se de matéria orgânica. Por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo.
Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio