Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Lançado guia com dados...

Lançado guia com dados sobre o município de Guaramirim no Norte do Estado

O município Guaramirim, lançou o Guia Guaramirim em Dados, para demonstrar o potencial e a importância dos atrativos de Santa Catarina e da cidade. Guaramirim apresenta, na publicação um panorama com informações  relevantes e  estratégicas, que refletem os diferenciais  culturais, ambientais e econômicos, com o intuito de atrair investidores e empreendedores a fazerem parte da cidade

Localizada no roteiro turístico Caminho dos Príncipes, Guaramirim, foi colonizada por imigrantes alemães, italianos, poloneses e açorianos, está estrategicamente localizada no centro dos principais polos industriais do Estado de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul.

O município conta com uma população de 35.172 habitantes. Na economia, destacam-se os setores da agricultura, indústria e do comércio. Na agricultura predomina o cultivo do plantio de arroz, banana, palmáceas, piscicultura e a olericultura. Na indústria, os ramos metal-mecânico, têxtil e de alimentos são os que prevalecem. No comércio, o destaque é para os calçados, vestuário e alimentos.

Guaramirim tem mais de 12 mil trabalhadores com carteira assinada e é o 12º arrecadador de ICMS em Santa Catarina.  Para contribuir no desenvolvimento e alavancar ainda mais a economia, o município oferece iniciativas que asseguram benefícios para instalação de novos empreendimentos.

Foto: Divulgação/prefeitura Guaramirm

Saiba mais

Guaramirim se encontra entre os primeiros municípios catarinenses em produção de arroz irrigado. Produz aproximadamente 50 mil toneladas de sacas ocupando 6,4 mil hectares de terras. A cultura da banana é o segundo produto agrícola cultivado no município, pois, envolve mais de uma centena de produtores produzindo 22,4 mil toneladas/ano em 800 hectares de terras. A piscicultura está presente em quase todas as propriedades. Esta atividade está se profissionalizando e hoje é crescente o número de piscicultores que estão melhorando o acesso, a infra estrutura produtiva que envolve, aeradores, geradores de energia, redes de pesca, etc.

A cultura das palmáceas também se apresenta de forma crescente, é parte integrante de 250 propriedades e a produção é absorvida pelas agroindústrias locais. O município é conhecido como Capital Catarinense da Palmeira Real. Além dessas culturas o setor agrícola de Guaramirim é bastante diversificado.

Para conferir o guia, acesse www.guaramirim.sc.gov.br.

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support