Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Laguna sedia seminário regional...

Laguna sedia seminário regional sobre a Implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

 A Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), região de Laguna com apoio da gerência de Saúde, promoveu na tarde desta quinta-feira, 19, o seminário regional “Implantação das PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica.” O evento aconteceu no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna e reuniu técnicos e gestores da Saúde dos municípios de abrangência da Associação dos Municípios da Região da Laguna (Amurel).

O processo de implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Atenção Básica, seu panorama atual no Brasil e em Santa Catarina, os incentivos financeiros disponíveis e as perspectivas no âmbito municipal foram apresentados pelo professor Dr. Fernando Hellemann.

Para a coordenadora da Cies e integrante da vigilância sanitária da 18ª Gersa, Clarice de Souza Duarte, o evento foi uma iniciativa da Comissão de Integração Ensino e Serviço (Cies) da Região de Laguna e teve como propósito de estimular a implantação das práticas Integrativas e complementares na atenção básica.

O secretário executivo, Luiz Felipe Remor, participou da abertura do evento e destacou a importância da implantação das práticas Integrativas na atenção básica como forma complementar de tratamento.

Também acompanharam o evento o a apoiadora do Cosems, Ivania May, o representante da diretoria de Educação permanente do Estado de SC, Fernando Toledo e a Secretária de Saúde de Capivari de Baixo, Jane Mota.

Saiba mais sobre as PICs

A PNPIC, criada em 2006, instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de recursos terapêuticos, entre eles fitoterapia, acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica e termalismo. Os serviços são oferecidos por iniciativa local, mas recebem financiamento do Ministério da Saúde por meio do PAB de cada município. A implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), tem se destacado pelo interesse crescente da população por uma forma de atenção humanizada e de cuidado singular, iniciando o desenho de uma nova cultura de saúde e a ampliação da oferta destas práticas na rede de saúde pública.

A inserção das PICs na rede de atenção à saúde como ferramenta de cuidado tem por objetivo ampliar a abordagem clínica e as opções terapêuticas ofertadas aos usuários, podendo ser utilizadas como primeira opção de tratamento ou forma complementar, respeitando as particularidades de cada caso.
{article Suelen Costa – Assessoria Saúde}[text]{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support