Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Laguna participará do 68º...

Laguna participará do 68º dia do revezamento da tocha olímpica

O maior símbolo das Olimpíadas chega a cidade Juliana neste domingo, dia 10, por volta das 9h:30min. Serão cerca de 1,9 quilômetro percorridos no município, partindo em frente ao Centro de Educação Superior da Região Sul (Udesc/Laguna).

A chama olímpica pelas mãos de nove condutores segue para: avenida Colombo Machado Salles, percorre as margens da lagoa Santo Antônio, faz o trevo e segue pela Rua Jerônimo Coelho, passando pela matriz Santo Antônio dos Anjos. Percorre ainda as ruas: Voluntário Fermiano, Jacinto Tasso e Raulino Horn.

Os revezamentos acontecerão a cada 250 metros aproximadamente. O percurso será encerrado em frente ao museu Anita Garibaldi, por volta das 10h30min onde a chama será recepcionada pela população com e apresentações culturais. Depois de 15 minutos, voltará a ser conduzida pelo comboio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) retornando para a BR-101, em direção a cidade de Palhoça, São José. Encerrando o dia em Florianópolis.

Fique atento as orientações:

O fechamento das ruas será feito de forma progressiva, conforme o avanço do comboio que estará com a tocha, tendo a sua frente batedores da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Após o comboio passar, as vias serão liberadas.

Na noite de sábado, dia 9 de julho, policiais militares e guardas municipais orientarão motoristas e moradores a não estacionarem nas ruas do percurso, em virtude do tamanho do comboio, que precisará usar todo o espaço disponível para realizar as manobras necessárias e completar o caminho.

A recomendação é que os moradores guardem os carros nas garagens, ou, na impossibilidade, estacionem nas ruas onde o comboio não passará. Assim evitando que qualquer veículo possa ser danificado, ou acabe impedindo a passagem da tocha.

Curiosidades sobre a tocha:

A Tocha Olímpica é considerada o principal símbolo porque nos Jogos da Antiguidade o fogo era venerado como algo divino, sendo mantido aceso em locais sagrados. Atualmente é acesa meses antes da competição, neste ano de 2016 a chama foi acesa no dia 21 de abril, passando o revezamento por 329 cidades brasileiras. O revezamento se encerra um dia antes do início dos jogos. A cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, será no dia 5 de agosto e segue até o dia 21.

Como no botijão com gás de cozinha, o fogo da tocha olímpica é gerado pela combustão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), composto basicamente por propano e butano. No interior da tocha, o GLP encontra-se em estado líquido, mas há um sistema de diminuição da pressão interior que, quando acionado, causa evaporação da substância, transformando-a em gás.

O GLP evaporado é que gera combustão, mantendo a chama acesa. O cartucho com o gás é inserido na parte inferior e tem combustível para queimar durante 20 minutos apenas. Por isso, são fabricadas diversas tochas e é realizado o revezamento. Só para as Olimpíadas do Brasil foram fabricadas 12 mil tochas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Laguna.

{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text} {readmore}{/article}