Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Laguna encerrou a primeira...

Laguna encerrou a primeira etapa para implantação do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais

reuniao intragovernamental 20160727 1120255698

A Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna reuniu  nesta quarta-feira, 27, órgãos da estrutura de governo,  Educação; Saúde; Infraestrutura; Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas; Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas e representantes da Secretaria de Estado do Planejamento. Na ocasião, foi encerrada a primeira etapa para implantação do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais, que visa o desenvolvimento e a redução das desigualdades regionais. 

Esta foi a última reunião intragovernamental, já realizada nas  ADR´s de Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió, identificadas com baixos índices de desenvolvimento no Estado, que com Laguna totalizam 12 regiões prioritárias. 

Os trabalhos foram conduzidos pelos diretores de Planejamento, Luiz Carlos Mior e o de Desenvolvimento Regional, Norton Flores Boppré, da secretaria do Estado de Planejamento, que contextualizaram os fatos e índices que motivaram a execução do programa e os próximos passos deste processo. Composto por três fases: reunião intragovernamental, workshop para composição do Núcleo Executivo Regional e um seminário para validação da Agenda Regional de Desenvolvimento, criada com base em perfil socioeconômico traçado a partir da análise e discussão de dados, com a participação da sociedade civil organizada, poder público, iniciativa privada e instituições locais.

Representantes do  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc) parceiros do programa, estiveram presentes e apresentaram o trabalho das instituições e linhas de crédito disponíveis para impulsionar o desenvolvimento na região por meio da geração de emprego e renda.

O secretário-executivo, Luiz Felipe Remor acompanhou o encontro, e concluiu que a implantação do programa será uma chama que acenderá esperança a região, com realização de importantes ações, transformando-se em nova oportunidade a todos fomentando o empreendedorismo.

Sobre o programa:

O Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais foi lançado em 24 de maio, e tem como desafio dinamizar a economia e os baixos indicadores de desenvolvimento em 12 regiões de Santa Catarina. A iniciativa do Governo do Estado busca coordenar ações para promover um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado. Construída em parceria com a sociedade civil organizada, será coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento.

Um estudo estabeleceu prioridades de atuação para as regiões, classificadas em três categorias: mais desenvolvidas, em transição e menos desenvolvidas.  Juntas as Agências de Desenvolvimento Regional de Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió, abrangem 84 municípios, cerca de 1,06 milhão de pessoas, ou seja, 16% da população do Estado, e PIB de R$ 18,3 bilhões, o que corresponde a 10,3% do total da riqueza produzida em Santa Catarina.

O programa desenvolverá uma Agenda de Desenvolvimento Regional, elaborada pelos Núcleos Executivos Regionais em articulação com as ADRs. Posteriormente esses grupos de trabalho identificarão as vocações de cada região, quais cadeias produtivas podem ser melhoradas e o que tem potencial para ser desenvolvido. A coordenação dos núcleos será feita pelo Comitê Gestor do Programa, formado por representantes das secretarias de Planejamento; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Agricultura e Pesca; e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; além de até quatro representantes das entidades parceiras.

São parceiros do programa: o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE),  Banco do Brasil,  Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc),  Federação Catarinense de Municípios (Fecam),  Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc),  Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc),  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).

O principal instrumento do programa será uma Agenda de Desenvolvimento Regional, elaborada pelos Núcleos Executivos Regionais em articulação com a Agência de Desenvolvimento Regional. Esses grupos de trabalho vão identificar as vocações da região, quais cadeias produtivas podem ser melhoradas e o que tem potencial para ser desenvolvido. A coordenação dos núcleos será feita pelo Comitê Gestor do Programa, formado por representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Agricultura e Pesca e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, além de até quatro representantes das entidades parceiras. 

Informações adicionais para a imprensa
Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna
E-mail: imprensa@lga.sdr.sc.gov.br
Fone: (48) 3647-7707 / 8843-3563
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrlaguna

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support