Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Lages tem queda nos...

Lages tem queda nos crimes com a Rede de Vizinhos

Foto: Pablo Gomes / ADR Lages

A Polícia Militar intensifica a mobilização dos 170 mil moradores de Lages em torno da Rede de Vizinhos, programa pelo qual a comunidade é incentivada a contribuir com a segurança pública. O projeto apresenta resultados positivos já no início e consolida-se rapidamente como uma eficaz ferramenta de combate à criminalidade.

Com reuniões mensais abertas – a última foi realizada na noite de segunda-feira, dia 17 -, a PM conscientiza as pessoas sobre a importância de aderir à rede. Dados do comando do 6º Batalhão mostram que, no Centro da cidade, região com maior ocorrência de furtos, este tipo de crime caiu no primeiro trimestre do ano, especialmente no comércio. Já os roubos/assaltos tiveram queda em oito dos dez setores nos quais os bairros de Lages são divididos, o que mostra a eficácia do programa.

Surgida na década de 1970, nos Estados Unidos, onde a comunidade fazia a própria segurança com o apoio do poder público, a Rede de Vizinhos ganhou força com o avanço da tecnologia e se tornou uma importante estratégia de policiamento com os moradores fazendo a vigilância mútua das suas ruas por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.

joomplu:24058

Parceria entre PM e comunidade garante antecipação e prevenção aos crimes

O objetivo principal da Rede de Vizinhos é prever e prevenir os crimes por meio do fortalecimento dos vínculos e maior proximidade entre a PM e os moradores, proporcionando a troca de informações sobre indivíduos, atitudes e situações suspeitas.

Os grupos são criados pelo comando do batalhão após análise da ficha de cada morador, que obrigatoriamente deve ter mais de 18 anos, a fim de evitar a infiltração de criminosos. Cada grupo, que é dividido conforme os setores da cidade, tem no mínimo um policial como administrador e observador, e mensagens que não tenham o objetivo exclusivo de contribuir com a segurança pública são proibidas, sob pena de exclusão do membro responsável pelo compartilhamento.

Placas indicativas de áreas monitoradas pela Rede de Vizinhos também são colocadas à disposição em algumas empresas do comércio local como forma de coibir as ações criminosas e incentivar os demais moradores a aderirem ao programa.

Serviço

Qualquer pessoa, desde que maior de idade, pode participar da Rede de Vizinhos, mas é permitido o ingresso de apenas um número de celular por residência em cada grupo. Interessados devem procurar o Batalhão da PM em Lages pelo telefone (49) 3221-7900 e participar da reunião mensal para preenchimento do cadastro de adesão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support