Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Laboratório da Casan realiza...

Laboratório da Casan realiza prova de odores na água que vai para consumo da população

Antes de chegar ao consumo da população, há especialistas na Casan para fazer análise de gosto e odor da água. O processo é feito por uma equipe especializada do Laboratório Regional de Criciúma. Profissionais analisam periodicamente o líquido, verificando se ela está própria ao consumo ou não.

As análises são realizadas em conjunto, por um grupo de quatro a cinco analistas, 24 horas após a coleta do líquido. O resultado da vistoria é apresentado como a média das análises de um total realizado. Oito grupos de odor são classificados na ordem de sua frequência da ocorrência em águas. São eles:

Grupo 1: Odor de Terra, Mofo, Bolor
Grupo 2: Odor Clorado
Grupo 3: Odor de grama, palha, madeira
Grupo 4: Odor Pantanoso, Séptico, Sulfuroso
Grupo 5: Fragrância (Vegetação, Flores, Frutas)
Grupo 6: Odor de Peixe
Grupo 7: Odor de remédio, Fenólico, Alcóolico
Grupo 8: Químico, Hidrocarboneto

A maioria das reclamações de consumidores a respeito do gosto da água é na realidade uma combinação de padrões associados ao odor, levando a uma infinidade de sensações de sabor. Pelo odor, as sensações podem ser de Adstringente, Gélido, Metálico, Seco, Oleoso, Irritante, Sufocante, Carbonatado, Picante. Já pelo gosto, as sensações são de Amargo, Salgado, Doce e Ácido/Azedo

A partir da análise sensorial, é realizado o Teste Limiar de Odor após sucessivas diluições da amostra com água isenta de odor até que seja muito levemente perceptível. São procedimentos realizados pela Casan que compõem o processo de controle da qualidade da água, conferindo segurança para o consumo da população.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts