Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Laboratório da Casan acompanha...

Laboratório da Casan acompanha Agesan nas coletas e análises de água e esgoto em estação de tratamento de Florianópolis

Na tarde desta segunda, 16, a equipe de fiscalização da Agesan esteve na Baía Sul, em Florianópolis, com ajuda do Corpo de Bombeiros de Busca e Salvamento, para realizar a coleta e análise de água e esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular que contempla zona de mistura e efluente final e bruto.

Outros pontos de coleta também foram realizados:

– Zona de mistura ETE João Paulo (ajuda do corpo de bombeiros);

– Zona de mistura, efluente final e bruto da ETE Parque Tecnológico;

– Efluente final e bruto da ETE João Paulo.

O sargento Jocimar e o cabo Emerson, do Corpo de Bombeiros de Busca e Salvamento, ajudaram a Agesan nos dois primeiros pontos.

Para realizar a contraprova  das análises da Agência Reguladora, o laboratório da Casan esteve presente nos pontos vistoriados pela Agesan. O laboratório credenciado da Agesan que fez as coletas é o QMC Laboratório.

Nesta quarta, 18, a equipe técnica da Agesan dará continuidade nas Estações de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Praia Brava e Canasvieiras, coletando amostras nos três pontos (zona de mistura, efluente final e bruto). E na semana seguinte serão iniciadas as coletas em 46 pontos do Sistema de Abastecimento de Água de Florianópolis.

De acordo com a Agesan, ainda não é possível fazer considerações do que foi feito e coletado, pois é preciso aguardar os resultados laboratoriais. O laudo das análises (Agesan) está previsto para início de julho.

Entenda mais a metodologia de trabalho:

A metodologia para desenvolvimento da ação de fiscalização da qualidade de esgoto compreendeu o procedimento de coleta de amostra em três pontos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do município de Florianópolis:

1- Efluente bruto: efluente propriamente dito gerado pela população que é encaminhado para a estação;

2- Efluente tratado: efluente que passou por todas as etapas de tratamento (primário (remoção do material grosseiro), secundário (tratamento biológico) e terciário (desinfecção)).

3- Zona de mistura (local de lançamento do efluente tratado no corpo receptor): Segundo CONAMA 357/2005 “zona de mistura é região do corpo receptor onde ocorre a diluição inicial de um efluente”; e “corpo receptor é o corpo hídrico superficial que recebe o lançamento de um efluente”.  

Informações adicionais:
Karin Walli
Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina – Agesan
E-mail: karinwalli@agesan.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4372

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support