Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Laboratório da Casan acompanha...

Laboratório da Casan acompanha Agesan nas coletas e análises de água e esgoto em estação de tratamento de Florianópolis

Na tarde desta segunda, 16, a equipe de fiscalização da Agesan esteve na Baía Sul, em Florianópolis, com ajuda do Corpo de Bombeiros de Busca e Salvamento, para realizar a coleta e análise de água e esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular que contempla zona de mistura e efluente final e bruto.

Outros pontos de coleta também foram realizados:

– Zona de mistura ETE João Paulo (ajuda do corpo de bombeiros);

– Zona de mistura, efluente final e bruto da ETE Parque Tecnológico;

– Efluente final e bruto da ETE João Paulo.

O sargento Jocimar e o cabo Emerson, do Corpo de Bombeiros de Busca e Salvamento, ajudaram a Agesan nos dois primeiros pontos.

Para realizar a contraprova  das análises da Agência Reguladora, o laboratório da Casan esteve presente nos pontos vistoriados pela Agesan. O laboratório credenciado da Agesan que fez as coletas é o QMC Laboratório.

Nesta quarta, 18, a equipe técnica da Agesan dará continuidade nas Estações de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Praia Brava e Canasvieiras, coletando amostras nos três pontos (zona de mistura, efluente final e bruto). E na semana seguinte serão iniciadas as coletas em 46 pontos do Sistema de Abastecimento de Água de Florianópolis.

De acordo com a Agesan, ainda não é possível fazer considerações do que foi feito e coletado, pois é preciso aguardar os resultados laboratoriais. O laudo das análises (Agesan) está previsto para início de julho.

Entenda mais a metodologia de trabalho:

A metodologia para desenvolvimento da ação de fiscalização da qualidade de esgoto compreendeu o procedimento de coleta de amostra em três pontos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do município de Florianópolis:

1- Efluente bruto: efluente propriamente dito gerado pela população que é encaminhado para a estação;

2- Efluente tratado: efluente que passou por todas as etapas de tratamento (primário (remoção do material grosseiro), secundário (tratamento biológico) e terciário (desinfecção)).

3- Zona de mistura (local de lançamento do efluente tratado no corpo receptor): Segundo CONAMA 357/2005 “zona de mistura é região do corpo receptor onde ocorre a diluição inicial de um efluente”; e “corpo receptor é o corpo hídrico superficial que recebe o lançamento de um efluente”.  

Informações adicionais:
Karin Walli
Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina – Agesan
E-mail: karinwalli@agesan.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4372