Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Kits de transposição são...

Kits de transposição são entregues para municípios também no Alto Vale do Itajaí

kits de transposicao sao entregues para municipios tambem no alto vale do itajai 20140925 1191580936

Novos kits de transposição de obstáculos – que são pontes pré-fabricadas, estão sendo entregues para municípios do Alto Vale do Itajaí nesta semana, enquanto outros kits estão sendo entregues em todo o Estado. Municípios que estiveram em situação de Emergência durante as enchentes de junho passado estão recebendo as estruturas para atender às necessidades de acesso em diversas comunidades.

As prefeituras que firmaram convênios com a Defesa Civil do Estado para recebimento de novas estruturas na área de ação da SDR de Rio do Sul, são Rio do Sul e Agronômica.  Ainda no Alto Vale do Itajaí, o município de Petrolândia também vai receber um kit ponte. No Vale do Itajaí do Norte, recebem kits os municípios de Presidente Getúlio e José Boiteux. Nessa semana ainda estão previstas entregas de kits  para os municípios de Bela Vista do Toldo, Três Barras, Itaiópolis, Campo Alegre, Garuva e Timbó Grande. Duas equipes da Defesa Civil percorrem os municípios executando os trabalhos de instalação das pontes pré-fabricadas.

Os kits de transposição estão sendo instalados somente após as prefeituras construírem as cabeceiras. O prazo estipulado é de 180 dias desde a assinatura dos convênios. As novas pontes substituem estruturas danificadas pelas enchentes. Os kits de transposição têm medidas que variam de cinco a 12 metros de extensão, embora a largura delas seja padronizada em cinco metros. As compras dos kits foram feitas com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil. Não há custo algum para as administrações públicas municipais, exceto os relativos às obras das cabeceiras das pontes. Conforme diz o secretário Rodrigo Moratelli, da Defesa Civil do Estado, “tais kits garantem comodidade, rapidez e garantia de segurança aos moradores atendidos pelos novos acessos às suas propriedades, desde que as vias ficaram comprometidas com as enchentes”.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul}{text}{/article}