Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Junho Violeta: como idosos...

Junho Violeta: como idosos podem se proteger contra golpes e fraudes

O Junho Violeta segue com a Conscientização da Violência contra o Idoso, momento de chamar a atenção da sociedade para um problema muitas vezes invisível, mas extremamente grave.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a violência contra os idosos se refere a “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

Em Santa Catarina, onde cerca de 15% da população tem 60 anos ou mais, o Governo do Estado e a Polícia Civil (PCSC), por meio das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), vem atuando não apenas na repressão a este tipo de crime.

Por sua maior vulnerabilidade, pessoas idosas são os principais alvos de fraudes e golpes financeiros, que estão cada vez mais comuns e sofisticados.

Os estelionatários abusam da ingenuidade, confiança e perda cognitiva do idoso para obter informações sigilosas de acesso às informações bancárias e outros dados.

Aproveitando-se da popularização das compras online, aplicativos e redes sociais, usam a persuasão para tentar convencer a pessoa a informar seus dados pessoais, códigos, senhas, fazer transferências ou chamara atenção para falsos sequestros.

A delegada Patrícia Zimmermann D’Avila, titular da Coordenadoria das DPCAMIs (CDPCAMIs), traz dicas para que idosos e pessoas próximas se atentem a um possível golpe:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support