Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Julgamento dos 98 acusados...

Julgamento dos 98 acusados de integrar a facção criminosa nas cadeias de SC começa em Itajaí

Começou na manhã desta terça-feira, 10, em Itajaí, os depoimentos dos 98 acusados pelo Ministério Público de fazer parte da facção criminosa que atua nas cadeias de Santa Catarina. O julgamento, marcado para iniciar na segunda-feira, 9, foi adiado após advogados de defesa reclamarem da estrutura física montada para servir de tribunal dentro Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. 

A denúncia contra os 98 acusados refere-se à formação de quadrilha armada, associação para o tráfico de drogas e porte de armas. A facção é apontada como a responsável pela onda de ataques contra a sociedade catarinense em novembro do ano passado e fevereiro deste ano, no Estado. Conforme informação do Diretor do Deap, Leandro Lima, os depoimentos estão ocorrendo de forma tranquila.

Operação Parceria

Considerada a maior ação do sistema prisional no Brasil, a chamada Operação Parceria, tem a missão de dar apoio logístico e operacional para que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina viabilize, com segurança, todos os procedimentos necessários para a realização das audiências e posterior julgamento.

A Operação Parceria tem algumas peculiaridades. A começar pelo local, o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. A opção por fazer o julgamento no prédio recém-concluído, que faz parte do projeto de ampliação da unidade, deve-se ao número de réus: são 98 acusados.  Destes, 23 estão na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte e seus depoimentos serão tomados por meio de vídeoaudiência.

Todo o suporte tecnológico para a transmissão das informações está sob a responsabilidade do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça. Os agentes do Depen permanecerão em Itajaí até o final do julgamento previsto para o dia 18.

Outros 64 detentos – entre homens e mulheres – custodiados pelo Estado em unidades catarinenses estão no Complexo de Itajaí. A transferência destes presos começou na sexta-feira e foi concluída no final da tarde de domingo. Há ainda outras 22 pessoas entre réus soltos e testemunhas.

A segurança do Complexo recebeu o reforço de 70 agentes penitenciários e de mais de 70 policiais militares do Batalhão de Choque – elite da PM que vai ficar no interior do prédio pronta para intervir caso ocorra alguma anormalidade que coloque em risco a Operação. No entorno da unidade também há policiamento especial.

O Tribunal de Justiça – entre juízes, promotores e assessoria técnica – deslocou uma equipe de 22 pessoas para a unidade. A sala do júri também foi preparada para acomodar 57 advogados que farão a defesa de seus clientes.

A previsão é de o julgamento termine dia 18, porém a sentença não deverá ser proferida ao final das audiências devido ao volume do processo.

Informações adicionais:
Jacqueline Iensen 
Secretaria de Estado de Comunicação 
E-mail: iensen@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 9147-6761

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support