Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Juiz palestra em escola...

Juiz palestra em escola estadual para conscientizar os jovens sobre violência urbana e criminalidade

juiz 20160928 1974788942

“Qual é a pena para um menor quando é flagrado vendendo drogas dentro da escola?” A pergunta é do estudante Diego Gonçalves Magalhães, 16, feita ao juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execução Penal de Joinville. O magistrado fez palestra nesta terça-feira, 27, na Escola de Educação Básica Carmem Seara Leite, em Garuva, Norte do Estado. Aos jovens, expôs seu histórico profissional, falou sobre direitos humanos, violência urbana, drogas e a função do Estado.

 

Em resposta ao aluno, explicou a diferença de penas cumpridas em ambientes socioeducativos ou em presídios. “A pena é a mesma para um adulto, aproximadamente cinco anos. O que é diferente é a nomenclatura, porque para um adulto se diz que ele cometeu um crime e um menor se diz que ele cometeu um ato infracional”. Durante a palestra de duas horas surgiram outros questionamentos. Estupro, linchamento, porte de armas e a ressocialização.

“Felicidade é a última coisa que todas as pessoas buscam, porque tudo o que você faz é para ter felicidade. E muitos jovens buscam essa valorização pelo tráfico de drogas e pela arma na mão”, disse Buch. Ele contou como as oportunidades de vida são reduzidas para quem entra no mundo da criminalidade, ao exemplificar a média de idade dos detentos no Presídio Regional de Joinville, de 18 a 27 anos, com algumas exceções.

Marilda Baldissarelli, 47, mãe de um aluno, achou o assunto pertinente. “Muito importante esse contato dos nossos filhos para poderem tirar dúvidas e conhecer mais sobre os reflexos, se fizerem coisa errada”, comentou. Participaram da palestra as turmas do ensino médio, familiares dos jovens e membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

O projeto de levar as palestras à rede estadual de ensino é da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville. “Algumas unidades apresentam problemas sociais e estamos buscando conscientizar os nossos alunos para terem pessoas de bem como referência em suas vidas”, comenta Sônia Paul, supervisora de políticas e planejamento educacional.

A palestra, em tom de conversa, do Corregedor do Sistema Prisional da Comarca de Joinville, com os estudantes da rede estadual, já aconteceu nas escolas: EEB Paulo Medeiros; EEM Nagib Zattar; EEB Marli Maria de Souza; EEB Presidente Médici; EEB Carmem Seara Leite; e na próxima semana será na EEB Maria Amim Ghanem.

{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}