Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Jovens rurais recebem capacitação...

Jovens rurais recebem capacitação para inovar no campo

Com muita vontade de aprender e aplicar os conhecimentos nas propriedades rurais, 30 jovens iniciaram nesta terça-feira, 20, na Unidade de Gestão Técnica da Epagri Chapecó, o curso “Organização, Gestão e Protagonismo com jovens rurais do Oeste de Santa Catarina – 2018”. O propósito é contribuir na formação de jovens rurais  promovendo liderança, espírito solidário, empreendedorismo e iniciativas inovadoras que agregam valores a produtos, serviços e espaços.

Os jovens que são atendidos na Unidade Técnica da Epagri de Chapecó pertencem as regionais de Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Chapecó. O curso é realizado pela Epagri, em parceria com o Governo do Estado, com apoio financeiro neste ano do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. 

Todo o processo de aprendizado ocorre nos 13 centros de treinamento da Epagri. No período de 2012 a 2017, aproximadamente 1,8 mil jovens foram capacitados em todo o Estado de Santa Catarina. A coordenadora Estadual do Programa Jovem Rural, Rose Mary Gerber, afirma que o propósito é capacitar o jovem para que tenha qualidade de vida no meio rural. “Nestes anos é perceptível a mudança positiva que o jovem vem sofrendo e a sua família também. Trabalhamos para que o pai e a mãe percebam que o filho será mais um ser que vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da sua família”, explica.

Na região

O Oeste de Santa Catarina, mais precisamente a Unidade de Gestão Técnica 1 da Epagri, capacitou neste período, incluindo os jovens de 2017, 138 jovens rurais. A coordenadora Regional do Ação Jovem Rural, Ciana Caron Figueiró, chama atenção para o fato dos jovens poderem aplicar as experiências do curso na propriedade. “Além de vincular a teoria com a prática, nós também oportunizamos viagens técnicas, para levar as experiências para as casas”, explica Ciana.

A jovem Géssica Caroline Pagliari, de Linha São Valentim, Ponte Serrada, participou do curso no ano passado, quando o tema era bovinocultura de leite. Géssica irá buscar mais conhecimento na edição deste ano, que tem como temas desenvolvimento humano, liderança, crédito rural, pecuária, educação ambiental, fruticultura e produção de alimentos. “Agregou bastante conhecimento, contribuiu muito para valorização do jovem no campo. Estou mais motivada”, afirma Géssica.

O gerente de Políticas Econômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Mauro Zandavalli, afirma que o trabalho da Epagri é fundamental no desenvolvimento das propriedades. “O Estado de Santa Catarina se destaca no cenário nacional pela produção agropecuária. Isso se deve a base, com a participação ativa dos técnicos da Epagri, tendo como diferencial o perfil do nosso agricultor, que é dinâmico e receptivo às novas tecnologias”, afirma. A secretária Executiva da ADR Chapecó Astrit Savaris Tozzo, destaca que o conhecimento faz a diferença. “Os novos conhecimentos dos jovens somados com a experiência dos pais garantem bons resultados”, destaca.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support