Jovens do meio rural passam por capacitação em Videira

Aproximadamente 30 jovens, com idade de 18 a 29 anos, retornaram, nesta terça-feira, 22, ao Centro de Treinamento de Videira (Cetrevi), para a oitava capacitação do programa “Formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo”, denominado Jovem Rural, desenvolvido pela Epagri por meio do programa SC Rural. Aproximadamente 75 jovens já integraram o programa que visa oferecer informações e aprendizados sobre a atividade no campo.
Para a coordenadora do programa, Cirlei Werlang da Silva, o projeto oferece novas oportunidades para o trabalhador rural. “É uma grande oportunidade que o Governo do Estado oferece aos jovens que trabalham no campo. Além de técnicas especificas que são repassadas, os participantes ainda saem com uma visão ampliada, com novos horizontes” destacou.
A capacitação vai até quinta-feira, 25. Durante os três dias os jovens receberão informações sobre zoonoses, reconhecimento do solo, mecanização agrícola, legislação ambiental e noções de cooperativismo, inclusive com uma visita técnica a uma cooperativa localizada em Frei Rogério.
O programa contempla ainda capacitação na área de humanas com noções de liderança, comunicação, expressão e auto conhecimento; na área ambiental por meio de instruções sobre dejetos, compostagem, conservação do solo, deposito de lixo e na área econômica, abordando todas as práticas comuns registradas na área rural: bovinocultura do leite, de corte, florestas, erva mate, grãos, entre outras.
Para o participante, Marcelo Camargo, de Santa Cecília, o projeto já traz resultados positivos “Não só na esfera econômica, com geração de resultados a partir da aplicação de técnicas repassadas nas capacitações, mas essencialmente a oportunidade de interagir e conversar com outros jovens que vivem realidades semelhantes” destacou.
A perspectiva é que o programa SC Rural forme mais uma turma neste projeto. Além do programa, os jovens integrantes passam a contar com políticas de incentivo do Governo do Estado “O projeto kit informática é um dos exemplos de projetos do Governo que beneficiam jovens integrantes desse curso de capacitação. Nele o jovem pode financiar a compra de equipamentos de informática, a juro zero e com 50% do investimento custeado pelo Governo. Esse é apenas um dos exemplos dos benefícios que o projeto proporciona” finalizou o gerente da Epagri, regional de Videira, Jonatan Galio.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}