Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Jovens levam novas perspectivas...

Jovens levam novas perspectivas para suas propriedades após curso de bovinocultura leiteira da Epagri


Fotos: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

A quinta-feira, 23, foi de comemoração para os 20 formados que concluíram o curso de Aprofundamento em Bovinocultura de Leite para Jovens Rurais das Regionais da Epagri de São Miguel do Oeste e Palmitos. A formatura foi realizada no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste (Cetresmo) e reuniu familiares e autoridades dos 20 municípios envolvidos que fazem parte das regiões das Agências de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Palmitos, Maravilha, Itapiranga e Dionísio Cerqueira.

Os 20 alunos inscritos são egressos do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo com Jovens Rurais da Epagri, que iniciou em 2013. Ao todo, a capacitação recebeu R$ 50 mil de investimento por meio do SC Rural. Foram quatro etapas de três dias cada, realizadas em abril, junho, agosto e novembro. O tema para o aprofundamento foi levantado na avaliação do curso de Liderança.

“A cada nova turma no curso de Lideranças da Epagri, e agora nesse de aprofundamento, é ressaltada a importância da permanência dos jovens no meio rural. Não existe fórmula mágica para isso acontecer. As estruturas necessárias para uma vida digna no interior é papel fundamental dos governos, e estas, são básicas. É a energia, a internet, uma boa estrada”, afirma o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli.

A formatura também contou com a palestra do professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Rodrigo Kummer, de São Miguel do Oeste, que falou sobre as Juventudes Rurais: desafios e perspectivas.

Mulher administrando, sim

joomplu:32537

Hoje ela comemora a formatura, o conhecimento adquirido e o seu primeiro “salário”. “Iniciamos o projeto de bovinocultura de leite por insistência minha e já estamos colhendo os resultados. Há dois meses pude receber, das mãos do meu pai, o primeiro cheque, com meu primeiro salário”, disse a empreendedora rural que só pensa em crescer e aumentar ainda mais a renda da família.

{article Gisele Vizzotto – SDR São Miguel do Oeste}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support