Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Jovens do Programa Novos...

Jovens do Programa Novos Valores recebem treinamento para falar em público

programa jovens valores 20130917 1328878422

Além de conhecer como funciona o mundo profissional, os estagiários que atuam em órgãos do Governo do Estado têm a oportunidade de aumentar seus conhecimentos. O Programa Novos Valores, que coordena os estágios, organiza neste início de semana um curso de Oratória e Comunicação, que tem o intuito de prepará-los melhor para o contato com o público. A turma é composta por 11 jovens que atuam nas secretarias da Administração (SEA) e do Planejamento (SPG).

Entre esses jovens, está Roger Thomas, estudante de Arquitetura da UFSC e estagiário há três meses na Secretaria de Planejamento. “A gente aprende a articular melhor as palavras, a falar da maneira correta”, expõe o jovem. Para a estagiária Bruna Silva Fragoso, de 24 anos e estudante de Arquivologia da UFSC, o curso têm benefícios também na vida academia. “Aprendi sobre postura e como posicionar as mãos. O curso é importante para a apresentação de trabalhos de aula também”, fala a estagiária.

Além dos itens comentados pelos jovens, os participantes também aprendem técnicas de respiração e expressão e o cuidado com a mensagem a ser repassada. “Também ensinamos que é importante confiar em si. Ter controle de si é um primeiro passo para falar em público”, explica a pedagoga e voluntária do curso, Loiva Trombini, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

 O número de participantes é reduzido para que eles possam durante o curso colocar em prática os ensinamentos. “Cada um expressa diante de uma câmera e depois analisa em conjunto os acertos e os pontos a serem melhorados” , conta a pedagoga.


Foto: SEA/Divulgação

Novos Valores

É um programa de estágio do Governo de Santa Catarina, de responsabilidade da Gerência de Benefícios Funcionais (GEBEN), ligada a SEA. O Programa prioriza o critério da menor renda per capita familiar e dá a oportunidade de aprendizado para inserção no mercado de trabalho do estudante catarinense. Os estágios são desenvolvidos nos órgãos da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo.

Atualmente, o programa conta com número de 1,2 mil participantes. Desde 2007, quando o Novos Valores foi implantado, já passaram pelo programa 4,9 mil estagiários. Prestes a completar os dois anos de estágio, Lucas Leopoldino de Souza, de 22 anos e estudante de Administração da UFSC, expõe os benefícios do programa. “Foi meu primeiro contato profissional. Eu aprendi que sou capaz, que adquiri mais conhecimento e a conviver com as pessoas”, conclui.

Inscrição

Para a inscrição o estudante deverá ter completado 16 anos e apresentar na Secretaria ou Setor de Estágio de sua Instituição de Ensino, os seguintes documentos, devidamente fotocopiados:

– CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);

– RG (Carteira de Identidade);

– Comprovante de matrícula e frequência (obrigatório original);

– Comprovante de residência;

– Declaração do Imposto de Renda, do ano vigente, dos pais ou responsáveis, ou do cônjuge se o aluno for casado. Se autônomo, pensionista ou desempregado, solicitar a Declaração de Autônomo disponibilizado no site;

– Última folha de pagamento dos pais, responsáveis ou cônjuge;

– Declaração médica de doença crônica na família (se houver).

Informações para a imprensa e fotos:

Claudia De Conto

Secretaria de Estado da Administração

E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665- 1636

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support