Jovens de Campo Erê são beneficiados com recursos do Programa SC Rural
Dois jovens agricultores do município de Campo Erê participaram de um curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo no Centro de Treinamento da Epagri em 2014. Durante a capacitação, os jovens desenvolveram um projeto que foi selecionado pela comissão avaliadora como um dos 10 melhores projetos apresentados no final do curso.
Como prêmio, receberam no mês de maio de 2015, os materiais e equipamentos para investimentos na atividade leiteira em suas propriedades, Tais recursos são provenientes do Programa SC Rural. O objetivo do SC Rural é apoiar as iniciativas direcionadas à melhoria da competitividade do setor agropecuário e ações relacionadas ao desenvolvimento rural com o foco nos agricultores familiares.
Os jovens campoerenses foram beneficiados com um montante de até R$ 10 mil para investimentos na propriedade. Como contrapartida, deverão complementar com mais 20%.
O agricultor Anderson Volnei Haefliger, residente na comunidade de Linha Pesqueirinho, desenvolveu com o apoio da equipe municipal da Epagri, o projeto intitulado Implantação da Atividade Leiteira em Transição a Cultura do Fumo. Para isso, foram planejados investimentos na aquisição de novilhas leiteiras da raça Jersey, preparo de solo, implantação de pastagens perenes de verão (capim pioneiro e grama tifton), aquisição de roçadeira tratorizada, implantação do sistema de criação de bezerras, aquisição de adubos, palanques tratados, isoladores, arames, mangueiras para condução de água, bombonas para confecção de bebedouros e implantação de sombreamento nas pastagens através do plantio de mudas de eucalipto.
Já o jovem agricultor Jeferson Seibel, que também recebeu apoio do SC Rural, reside na comunidade de São Brás e desenvolveu, igualmente com o apoio da Epagri do município, o projeto intitulado Adequações e Melhorias da Propriedade para Aumentar o Bem-Estar dos Animais e a Produção de Leite. Para concretizar o projeto, foram adquiridos palanques, arames e isoladores para a divisão das pastagens com cerca elétrica, arame farpado para construção de cercas fixas na margem da rodovia que corta a propriedade, para evitar que os animais entrem na pista e causem acidentes, construção de cisterna para armazenamento de água da chuva, mangueiras para condução e distribuição de água nos piquetes, bombonas para confecção de bebedouros, melhoria do sistema de criação de bezerras, implantação de sombra nas pastagens através do plantio de mudas de eucalipto e adubação do solo.
Os jovens são sucessores da propriedade de suas famílias, e após participarem do curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo promovido pela Epagri com o apoio do Programa SC Rural, adquiriram conhecimentos técnicos relevantes de gestão da propriedade.
Os dois jovens estão bastante motivados e decididos a continuarem melhorando a atividade leiteira, obtendo renda suficiente para continuar investindo na propriedade e na qualidade de vida da família.
{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}{text}{/article}