Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Jovens das regiões de...

Jovens das regiões de Concórdia e Joaçaba participam de curso sobre Gestão, Liderança e Empreendedorismo

Vinte e seis jovens que vivem no meio rural das regiões de Concórdia e Joaçaba estão participando do curso sobre Gestão, Liderança e Empreendedorismo, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) numa ação do Programa SC Rural. O curso acontece no Centro de Treinamento de Concórdia e reúne jovens de Xavantina, Ipumirim, Vagem Bonita, Piratuba, Concórdia, Alto Bela Vista, Lindóia do Sul, Jaborá, Peritiba, Catanduvas e Paial.

Durante nove encontros, os participantes terão acesso a conteúdos técnicos com o objetivo de prepará-los para a gestão da propriedade e de criar alternativas de renda, lazer e cultura. Nesta quarta-feira (18), os jovens assistirão a uma palestra do secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, com o tema “Panorama, Perspectivas e Desafios da Agricultura Familiar: Oportunidade para os Jovens Empreendedores”.  

Spies irá apresentar um panorama da agricultura brasileira e catarinense e tratar das oportunidades e desafios para o setor. Segundo o secretário adjunto, para fazer das propriedades rurais negócios rentáveis, os agricultores devem analisar suas vantagens competitivas e investir em atividades de alta densidade econômica, gerando bastante riqueza em pequenas áreas.  “Para ser competitiva a agricultura familiar deve produzir produtos de qualidade, com custos competitivos, logística que permita atender ao consumidor e com organização da cadeia produtiva, além de atender as exigências legais”.

A iniciativa do Programa SC Rural de investir na formação dos futuros empreendedores e sucessores das propriedades rurais contribui para manter o interesse dos jovens a permanecerem no meio rural, mostrando que o campo oferece oportunidades para se viver com qualidade de vida e dignidade.  “Esses jovens serão os líderes do meio rural no futuro, os protagonistas na adoção de tecnologia e, certamente, irão inspirar outras pessoas de suas comunidades a fazerem da agropecuária um setor de profissionalismo, competência, que aplica os modernos meios de gestão e de produção”, afirma Airton Spies.

Quem participa do curso oferecido pelo SC Rural e tem idade entre 16 e 29 anos pode contar com um programa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca que financia a aquisição de kits de informática. Os recursos são utilizados para a compra de notebooks, computadores de mesa e/ou impressoras, sendo que o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) paga 50% do valor para operações de até R$ 3 mil. Os jovens têm até três anos para efetuar os pagamentos, em parcelas anuais, e com desconto de 50% para pagamentos até a data de vencimento.

Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br