Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Jovens com potencial científico...

Jovens com potencial científico recebem capacitação para elaborar projetos em Florianópolis

Um encontro para capacitar e fomentar jovens cientistas foi realizado nesta terça-feira, 25, em Florianópolis. Cerca de 100 alunos do ensino médio da região participaram das Oficinas de Projetos Científicos do Prêmio Jovem Cientista. Reunidos no Instituto Estadual de Educação, os estudantes receberam orientações de como elaborar projetos e inscrevê-los na edição do prêmio deste ano.

As oficinas são promovidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM). “É a primeira vez que os formadores vêm ao Estado. Isto só foi possível graças a articulação feita pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para a inclusão de instituições catarinenses no programa”, afirma a técnica educacional, Luzia Madalena Leite.

Além da apresentação das regras para o Prêmio Jovem Cientista, os participantes recebem o roteiro metodológico sugerido para se desenvolver um trabalho de pesquisa que poderá ser aplicado ao longo da vida acadêmica do aluno.

Segundo a professora de Biologia da Escola de Educação Básica Dom Jaime Câmara, Soraya Antoni, 41, a iniciativa auxilia na descoberta do potencial científico do educando. “Essas parcerias entre a educação pública e as empresas de pesquisa contribuem para a descoberta de novos talentos”, disse.

Para a edição 2013, o prêmio propõe a elaboração de projetos referentes ao correto uso da água. Conforme o coordenador do concurso, Felipe Fernandes, os trabalhos desenvolvidos por alunos catarinenses vão concorrer com outros apresentados por estudantes de 14 Estados do Brasil. “O objetivo é despertar a curiosidade, desenvolver a autoestima dos alunos e fazê-los entender que podem fazer ciência”, enfatiza o coordenador.

O estudante do Instituto Estadual de Educação, Volni da Silva, 14, é um dos participantes que pretende escrever um projeto no prêmio deste ano. Para ele, as oficinas deram suporte na organização de suas idéias. “Os formadores nos ajudaram a definir a metodologia que vamos utilizar, a analisar a importância das informações e a formatar nosso trabalho”, afirma.

Mais de 1.400 alunos estão participando das oficinas em todo país. As inscrições para o prêmio podem ser feitas até o dia 30 de agosto no portal www.jovemcientista.org.br.

Informações adicionais:
Edinéia Rauta
Secretaria de Estado da Educação 
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5084

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support