Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Jovens agricultores de Quilombo...

Jovens agricultores de Quilombo participam de Seminário sobre sucessão familiar

seminario da juventude rural em quilombo 20160510 2023007888

Nesta terça-feira, 10, jovens agricultores de Quilombo se reuniram no auditório da Escola de Educação Básica Prof.ª Jurema Savi Milanez para o Seminário da Juventude Rural, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo.

Segundo o extensionista rural da Epagri em Quilombo, Hoilson Fogolari, a ideia é promover um encontro dos jovens que trabalham no meio rural ou tem relação com este meio e iniciar uma discussão sobre a sucessão familiar. “A gente percebe que a cada dia menos jovens estão ficando no interior. A preocupação nossa é que no futuro não tenha quem vai suceder suas famílias e as atividades que ainda tem nas propriedades”, afirma.

Os jovens puderam participar de palestras sobre os desafios e perspectivas da juventude rural e a produção de alimentos de qualidade, com a extensionista Elvina Costa Curta e o responsável pela parte de políticas públicas para a juventude da equipe pedagógica do Instituto Catarinense de Juventude Claudio Weschenfelder. Também houve um momento de descontração com contação de histórias, realizado pelo Programa Cultural Roda de Leitura, da Fundação Aury Luiz Bodanese.

Para o prefeito de Quilombo Neuri Brunetto, o grande desafio é oferecer ao jovem trabalhador do campo as mesmas condições e qualidade de vida que têm os jovens de outros setores. “Se não houver sucessão, vamos sofrer com a insuficiente produção de alimentos e esse será nosso grande gargalo”, disse.

Segundo o secretário executivo da ADR de Quilombo, Jaksom Castelli, a agricultura familiar é o motor do agronegócio e o desafio em manter o jovem no campo é muito grande. “Muitos dizem que o caminho é investir na agricultura com produção em grande escala. Mas não é, precisamos da agricultura familiar. O Oeste sustenta a agroindústria com a agricultura familiar. São as pequenas propriedades que sustentam Santa Catarina”, ressalta Castelli.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail:  assessoriadecomunicacao@qbo.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / (48) 9152-8098 (Tim)
Site: adrs.sc.gov.br/adrquilombo

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support