Projeto que promove debate sobre jornalismo e segurança chega a mais uma escola de Chapecó
O projeto pioneiro que leva o debate do jornalismo e segurança na escola chegou aos alunos da Escola de Educação Básica Sonia de Oliveira Zani, localizada no Bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. A parceria desta ação pedagógica foi formada pela Secretaria de Estado da Educação, através da Gerência Regional de Educação, RBS TV Chapecó e 2° Batalhão da Policia Militar de Chapecó.
O projeto está percorrendo 15 escolas estaduais, levando informações e conhecimento para crianças do ensino fundamental e médio e prossegue até o mês de novembro de 2015. No ano passado, o projeto passou pelas escolas municipais de Chapecó.
A proposta é formar jovens e adultos mais críticos, com opinião e atentos ao que acontece na comunidade onde estão inseridos, além de prevenir a violência. Ao mesmo tempo, o projeto oportuniza às crianças conhecerem um pouco mais da rotina de um jornalista de televisão e terem um turno de aula diferente, com oficinas, vídeos e brincadeiras.
O cabo Marcelo Wundervald, do 2° BPM, trabalha com o projeto para combater a violência dentro e fora das escolas desde 2011, em Chapecó. De lá para cá, a violência teve redução de 65%. O trabalho é acompanhado de rondas da PM. “Me sinto imensamente realizado de fazer este projeto porque além de combater a violência mostramos uma maneira diferente de apresentar o trabalho da Polícia Militar”, comentou Marcelo.
O editor e apresentador do Jornal do Almoço, Luis Lopes, explica que, neste ano, a parceria com a Polícia Militar se deve pela preocupação em evitar a violência na escola. “A bandeira da Educação sempre foi e vai continuar sendo uma preocupação constante nossa, por isso, procuramos incentivar as boas iniciativas, valorizar os bons projetos e estar sempre muito próximos da comunidade escolar”, disse.
Além da palestra que conta com oficinas e brincadeiras, os alunos e professores são incentivados a participar da terceira edição do Prêmio RBS de Educação e conheceram a plataforma Logus, um game criado para incentivar a busca pelo conhecimento. Logus – a Saga tem uma linguagem futurista onde todos podem participar e aprender em grupo.
O projeto, que tem o apoio da Gerência Regional de Educação de Chapecó, ainda vai passar por mais 12 escolas até o final do ano. O diretor da escola, José Vitor Silveira, disse que o evento é uma bela iniciativa e que os alunos aproveitaram e participaram ativamente. A gerente de Educação da SDR Chapecó, Maria de Lourdes Sebben, informou que está muito feliz com a iniciativa porque o conteúdo apresentado é exemplar e é feito de uma maneira diferente, com maior aproximação e aprendizado.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}