Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto que promove debate...

Projeto que promove debate sobre jornalismo e segurança chega a mais uma escola de Chapecó

jornalismo na sala de aula chega a escola estadual do bairro passo dos fortes 20150622 1883164718

O projeto pioneiro que leva o debate do jornalismo e segurança na escola chegou aos alunos da Escola de Educação Básica Sonia de Oliveira Zani, localizada no Bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. A parceria desta ação pedagógica foi formada pela  Secretaria de Estado da Educação, através da Gerência Regional de Educação, RBS TV Chapecó e 2° Batalhão da Policia Militar de Chapecó. 

O projeto está percorrendo 15 escolas estaduais, levando informações e conhecimento para crianças do ensino fundamental e médio e prossegue até o mês de novembro de 2015. No ano passado, o projeto passou pelas escolas municipais de Chapecó.

jornalismo na sala de aula chega a escola estadual do bairro passo dos fortes  20150622 2019345945

A proposta é formar jovens e adultos mais críticos, com opinião e atentos ao que acontece na comunidade onde estão inseridos, além de prevenir a violência. Ao mesmo tempo, o projeto oportuniza às crianças conhecerem um pouco mais da rotina de um jornalista de televisão e terem um turno de aula diferente, com oficinas, vídeos e brincadeiras. 

O cabo Marcelo Wundervald, do 2° BPM, trabalha com o projeto  para combater a violência dentro e fora das escolas desde 2011, em Chapecó. De lá para cá, a violência teve redução de 65%. O trabalho é acompanhado de rondas da PM. “Me sinto imensamente realizado de fazer este projeto porque além de combater a violência mostramos uma maneira diferente de apresentar o trabalho da Polícia Militar”, comentou Marcelo.

O editor e apresentador do Jornal do Almoço, Luis Lopes, explica que, neste ano, a parceria com a Polícia Militar se deve pela preocupação em evitar a violência na escola. “A bandeira da Educação sempre foi e vai continuar sendo uma preocupação constante nossa, por isso, procuramos incentivar as boas iniciativas, valorizar os bons projetos e estar sempre muito próximos da comunidade escolar”, disse.

Além da palestra que conta com oficinas e brincadeiras, os alunos e professores são incentivados a participar da terceira edição do Prêmio RBS de Educação e conheceram a plataforma Logus, um game criado para incentivar a busca pelo conhecimento. Logus – a Saga tem uma linguagem futurista onde todos podem participar e aprender em grupo. 

O projeto, que tem o apoio da Gerência Regional de Educação de Chapecó, ainda vai passar por mais 12 escolas até o final do ano. O diretor da escola, José Vitor Silveira, disse que o evento é uma bela iniciativa e que os alunos aproveitaram e participaram ativamente. A gerente de Educação da SDR Chapecó, Maria de Lourdes Sebben, informou que está muito feliz com a iniciativa porque o conteúdo apresentado é exemplar e é feito de uma maneira diferente, com maior aproximação e aprendizado. 

{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support