Jorginho Mello participa de encontro do Codesul na Embaixada do Uruguai para reforçar a integração logística sul-americana

Foto: Eduardo Valente / GOVSC
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou nesta quarta-feira, 23, de um e encontro na Embaixada do Uruguai, em Brasília, que reuniu autoridades do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e os países vizinhos. A reunião teve como foco o fortalecimento da integração logística e comercial entre os países vizinhos e o Sul do Brasil. A expectativa é que este encontro inicial se traduza em ações concretas e projetos colaborativos que beneficiem toda a região Sul, o Mato Grosso do Sul e a América do Sul.
A pauta central girou em torno da necessidade de aprimorar a infraestrutura de transporte para facilitar o escoamento de produtos entre os países. A iniciativa demonstrou o comprometimento em fortalecer os laços diplomáticos e econômicos na região.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da união de esforços para superar os desafios logísticos existentes. “Acreditamos que a integração da nossa infraestrutura é um fator determinante para o crescimento econômico dos nossos estados e dos países vizinhos. As opiniões dos embaixadores são valiosas e certamente serão consideradas em nossos planos de desenvolvimento”, afirmou o governador.
Durante a reunião, os embaixadores tiveram a oportunidade de apresentar suas observações sobre a integração logística. A ênfase recaiu sobre a modernização e expansão das redes de rodovias, ferrovias e hidrovias, consideradas pilares essenciais para impulsionar o comércio e o desenvolvimento regional.
A secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina, Vânia Franco, também expressou otimismo quanto aos resultados do encontro. “Ele representou um marco importante para consolidar a visão de um futuro com fronteiras cada vez mais integradas, facilitando o fluxo de mercadorias e, consequentemente, gerando mais oportunidades para nossos cidadãos”, declarou a secretária.
Também estiveram presentes o governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), o vice-governador Darci Piana e o secretário de Planejamento Rodrigo Ramos, que representou o governador Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). Os embaixadores do Uruguai, Guillermo Valles; da Argentina, Guillermo Raimondi, além de secretários de Estado e outras representantes do Codesul.