Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Jorginho Mello participa da...

Jorginho Mello participa da cerimônia de encerramento do Festival Paralímpico no campus da FCEE em São José

Fotos: Roberto Zacarias / Secom

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) recebeu neste sábado, 20/05, em seu campus em São José, o Festival Paralímpico 2023. O evento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ocorreu simultaneamente em 119 cidades brasileiras com o objetivo de oportunizar a vivência de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos em esportes paralímpicos. Realizado em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, o evento contou com a participação do governador Jorginho Mello e reuniu cerca de 200 crianças com e sem deficiência provenientes de escolas e instituições especializadas de toda região.

“Nosso Governo quer ser um grande parceiro na realização de eventos como esse, onde a gente consiga integrar o atleta com a modalidade e com a família, pois precisamos trazer as famílias para dentro da escola”, afirmou o governador Jorginho Mello, que participou da cerimônia de encerramento do Festival, quando parabenizou pessoalmente as integrantes da equipe de Bocha Paralímpica da FCEE, a atleta Beatriz Chagas e a professora de educação física Fabíola Spader, que foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira na 5ª edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens que ocorrem em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 2 e 12 de junho deste.

“Recebemos este evento pela primeira vez, com o objetivo de estarmos divulgando as modalidades paraolímpicas e trazendo as crianças das escolas e os nossos futuros atletas paralímpicos para uma manhã de muita integração e diversão, incluindo as famílias nesse processo de formação de futuros atletas”, afirmou a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

O presidente da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), o campeão olímpico Paulo André Jukoski da Silva (Paulão), relembrou a sua própria trajetória, ao destacar a importância dos professores de educação física. “Eu também comecei assim, com um professor de educação física que acreditou em mim e me ajudava nas viagens e nos campeonatos”, contou em seu discurso, durante participação no evento.

Também estiveram presentes o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Robson Vieira, o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Aurélio Pelozato, o Comandante da Companhia de Operações com Cães da PMSC, Capitão Fernando Gruner, a Secretária de Educação de Florianópolis, Fabrícia Luiz Souza, o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Florianópolis, Edi Pereira, a Gerente de Educação Especial de Florianópolis, Ana Paula Felipe, o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Florianópolis, Rafael Coimbra, e representando o Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten.

O Festival ocorreu ao longo de toda a manhã no Ginásio Nadir Morelli, dentro do campus da FCEE em São José, com atividades em quatro modalidades paradesportivas em forma de rodízio, para que todos pudessem vivenciar cada modalidade: basquete para cadeirantes, vôlei sentado, jiu-jitsu paradesportivo e bocha paralímpica. Houve também apresentações culturais e do canil da Polícia Militar, exposição do Corpo de Bombeiros, além de atividades de Equoterapia com a Cavalaria da Polícia Militar e serviço de gastronomia em food trucks.

Parcerias
O evento foi realizado pela FCEE em parceria com a Coordenadoria das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), a Federação Catarinense de Jiu-jitsu Paradesportivo, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

:: Confira aqui as fotos do evento

Festival Paralímpico - FCEE
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support