Jorginho Mello inaugura Posto de Identificação da Polícia Científica em Xanxerê
Foto: Leo Munhoz / SECOM
O governador Jorginho Mello inaugurou nesta quinta-feira, 15, o Posto de Identificação do Núcleo Regional da Polícia Científica, em Xanxerê. O local tem uma área de aproximadamente 180 metros quadrados, com investimento de R$ 210 mil por parte do Governo do Estado. A mudança vem atender a crescente demanda por emissões da Carteira de Identidade Nacional, CIN. No mês de agosto, Santa Catarina chegou ao número de um milhão de documentos emitidos.
“É mais um passo na modernização e estruturação nesse órgão tão importante pra Santa Catarina. A gente tá modernizando onde não tem condições tão boas, para dar conforto para as pessoas que vão poder sentar, ter ar condicionado, um ambiente legal e fazer os seus documentos ou pedir um serviço. Enfim, aquilo que a Polícia Científica tem como missão. Por isso eu tô muito satisfeito em estar aqui em Xanxerê, a nossa querida Capital Catarinense do Milho”, disse o governador Jorginho Mello.
O espaço foi escolhido e adaptado para proporcionar um atendimento mais confortável e digno para o cidadão catarinense. Isso porque desde março de 2023, a Polícia Científica vem emitindo a Carteira de Identidade Nacional a CIN. O documento padronizado integra o CPF como número único, oferecendo maior segurança e eficiência na gestão de dados. Isso reduz fraudes e simplifica processos burocráticos. Com a grande procura, o antigo posto se tornou pequeno para atender a demanda. Além disso, o local não contava com uma sala de espera confortável, especialmente para os dias de frio, chuvas.
“Garantir que o cidadão catarinense tenha acesso ao seu documento de identificação de forma ágil e segura é uma das prioridades da nossa gestão. E por isso que o Governo de Santa Catarina, por meio da Polícia Científica, está investindo numa série de modernizações, inclusive nesse novo espaço, pra que a gente possa melhor atender a população aqui de Xanxerê e região. Com muita alegria que Santa Catarina hoje é o terceiro estado em número de emissões de documentos de identificação. Nós já atingimos a marca de um milhão de carteiras de identidades nacionais emitidas e já temos 14% da nossa população com esse novo documento, no novo padrão”, explicou a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza.
O evento também contou com a presença da secretária-geral de Governo, Danieli Porporatti, do secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, da deputada federal, Caroline de Toni e do responsável pelo novo posto de Emissão de Documentos, Atila Bonfim Fernandes.
:: Mais fotos no álbum