Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Joinville é selecionado pelo...

Joinville é selecionado pelo Ministério da Saúde para usar tecnologia de combate à dengue

Foto: Rodrigo Nunes/MS

Uma metodologia inovadora e autossustentável vai começar a ser utilizada em Joinville, no norte do Estado, no combate à dengue. A tecnologia Wolbachia vai complementar as demais ações de prevenção ao mosquito no município a partir de 2024. O método consiste na liberação no ambiente do mosquito Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, reduzindo sua capacidade de transmissão de doenças.

A técnica tem sido implementada em diversos países, inclusive no Brasil, para impedir que os vírus da dengue, chikungunya e Zika se desenvolvam no vetor. Importante destacar que não ocorre modificação genética no mosquito, bem como não causa efeitos indesejáveis em humanos.

O projeto World Mosquito Program Brasil (WMPBrasil) é desenvolvido pela Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai apoiar o município na implantação da metodologia, dando suporte técnico e de alguns insumos na implantação dessa nova tecnologia”, explica Ivânia Folster, gerente de Vigilância de Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). 

O município de Joinville foi selecionado pelo Ministério da Saúde, com base em critérios de viabilidade climática, população residente e o histórico de alta transmissão de dengue. Além de Joinville/SC, no Brasil, os municípios de Presidente Prudente/SP, Foz do Iguaçu/PR, Natal/RN, Uberlândia/MG e Londrina/PR também foram selecionados para implantação do Método Wolbachia. 

“É importante destacar que essa tecnologia se une às outras estratégias de combate ao mosquito, que são de responsabilidade de todos. Governo e população precisam continuar fazendo sua parte. Eliminar locais com água parada continua sendo a melhor forma de prevenção das arboviroses”, destaca a gerente. 

Wolbachia

Wolbachia é um microrganismo presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti. Uma vez inserida artificialmente em ovos de Aedes aegypti, a capacidade do mosquito transmitir o vírus fica reduzida. Com a liberação de mosquitos com a Wolbachia, a tendência é que esses mosquitos se tornem predominantes e diminua o número de casos associados a essas doenças no município.

Ações contra a dengue em SC

As ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti são permanentes e tratadas como prioridade pelo governo estadual. 

O Estado oferece continuamente aos municípios apoio técnico e fornecimento de insumos, como larvicidas, inseticidas e testes diagnósticos, além de veículos para aplicação dos inseticidas. Também já foram investidos recursos em ações de comunicação, como campanhas publicitárias. 

Ainda, a SES anunciou o repasse de R$10 milhões aos municípios para ações de enfrentamento ao mosquito. A primeira parte (R$5 milhões) já foi disponibilizada. O recurso deverá ser utilizado pelas Secretarias Municipais de Saúde para o custeio de ações das atividades previstas nas Diretrizes Estaduais para Vigilância Epidemiológica e Controle das Arboviroses em Santa Catarina, conforme os critérios aprovados pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), por meio da deliberação 693/CIB/2023, como contratação de pessoal, ações locais, mutirões de limpezas e outras ações necessárias para evitar a proliferação do mosquito da dengue. 

Acesse o último informe epidemiológico sobre dengue, chikungunya e Zika em Santa Catarina, aqui

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support