Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Jogo sério desenvolvido na...

Jogo sério desenvolvido na Udesc Joinville é premiado em simpósio internacional

O estudante Renato Grimes e o professor Marcelo Hounsell, do Mestrado Profisssional em Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conquistaram o segundo lugar na categoria Pôster Temático do 19º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifr), realizado em Manaus, entre 10 e 13 de outubro. O projeto “I Blue It: um jogo sério para reabilitação respiratória” concorreu com mais de 580 trabalhos científicos.

O jogo é voltado principalmente para o público infantil, podendo ser um valioso auxílio no tratamento de asma, bronquite e fibrose cística, entre outras doenças respiratórias.

O “I Blue It” é um jogo do tipo plataforma, onde um golfinho (chamado Blue) faz uma viagem pelo mar desviando-se de obstáculos e coletando alvos. O jogo é controlado por um dispositivo especial que consegue capturar cinco ações pela respiração do jogador: picos de inspiração ou expiração, tempo de manutenção da inspiração ou expiração e, frequência respiratória.

As ações respiratórias do jogador orientam o golfinho Blue para subir e descer (se for uma inspiração ou expiração) e de forma rápida ou lenta (se for um pico ou a manutenção da respiração). Se o jogador fizer corretamente as ações respiratórias, ele passa para a próxima fase, em novos ambientes. Os alvos e obstáculos são organizados por um fisioterapeuta de forma a conduzir adequadamente um processo de reabilitação por treinamento muscular respiratório.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da Udesc Joinville e o Centro de Ciências da Saúde e Esporte (Cefid) da Udesc em Florianópolis. Profissionais específicos da área, como fisioterapeutas respiratórios e médicos pneumologistas, também prestaram suporte.

Esta é a segunda vez que o trabalho é premiado. No ano passado, o projeto também ficou em 3º lugar no evento Dazideia.