Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Jasti regionais de Rio...

Jasti regionais de Rio do Sul foram realizados em Rio do Oeste

A abertura da etapa dos Jasti na ADR de Rio do Sul foi realizada na Casa dos Idosos de Rio do Oeste, na manhã desta quinta-feira, 20, e teve o juramento do atleta feito pela atleta Maria Pizetta – de Rio do Oeste. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Rio do Oeste, Humberto Pessati e com os demais prefeitos e secretários de Educação dos municípios da ADR de Rio do Sul.  

O secretário regional Ítalo Goral, a Gerente Regional de Educação, Kátia Brasil e o presidente do Clube dos Idosos de Rio do Oeste, Odilo Vanderlinde também participaram da abertura. Em seu pronunciamento o secretário regional Ítalo Goral além de desejar boas vindas a todos, disse que em nosso país diminui o número de crianças e aumenta o de idosos e a tendência é o envelhecimento da população. Justamente para atender a população com mais de 60 anos, o Governo do Estado criou em 2008 os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que estimulam a participação de idosos em atividades esportivas e recreativas.

Os Jasti fortalecem a participação de idosos, o convívio social, a troca de experiências, valorizando a prática esportiva na terceira idade, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para melhor convívio social.

Após as competições nas diversas modalidades, os campeões que irão à etapa estadual em 15 de maio em  Blumenau, são os seguintes: 
Dança de salão categoria 60 a 69 anos: Gersib Dickow/Márcia Dickow de Agronômica, que classificou-se também na modalidade Canastra do naipe feminino; Dança de salão 70 anos ou mais o município de Trombudo Central está direto na etapa estadual; o mesmo acontecendo com a modalidade de Dança coreográfada, ambos os naipes de Dominó em que Agrolândia está classificada direto ao Jasti estadual; no Bolão 23 e no Vôley adaptado de ambos os naipes, em Canastra, Truco e Bocha Masculino os campeões foram as equipes de Rio do Sul, e Trombudo Central que venceu na modalidade Bocha do naipe feminino.

 Os Jasti são disputados nas etapas classificatórias microrregional e estadual tendo uma média de 8  mil participantes de 222 municípios catarinenses. Na etapa regional de Rio do Sul contou com a organização do integrador esportivo regional Ademar Podgaietzky e do professor Marco Antônio ‘Cabelo’ Prates.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul}[text]{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support