Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Jardim sensorial da Fundação...

Jardim sensorial da Fundação Catarinense de Educação Especial terá colmeia com abelhas sem ferrão

Foto: Divulgação / FCEE

Oferecer aos educandos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o desenvolvimento pessoal e social da pessoa com deficiência utilizando abelhas nativas, sem ferrão, fazendo a junção da preservação ambiental e desenvolvimento humano. É com este objetivo que a partir do segundo semestre de 2025, a FCEE implantará em seu jardim sensorial, no novo prédio a ser inaugurado, o Projeto Meliponário – Aprendendo de Flor em Flor.

A ação já é realizada com sucesso pela Apae de Cocal do Sul há cerca de dois anos e será implantada no campus da FCEE, em São José, por meio de parceria com esta instituição conveniada. Nesta semana, representantes da Apae, por meio do presidente Pedro Bertan e da diretora técnica Rociclei Prior, estiveram no campus da FCEE para realizar a entrega da primeira caixa colmeia de abelha, da espécie Mandaçaia, para o início do projeto. Os dirigentes foram recebidos pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Fernanda Hermes, pela Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares, Juliana Buratto, e pela coordenadora do Centro de Referência em Tecnolgia Assistiva (Certa), Alvaneve Moreto.

Fortalecimento das parcerias com a FCEE

“Nossos educandos gostam de animais e insetos e o contato responsável com eles traz muitos benefícios em suas vidas. A implantação futura do Projeto Meliponário – Aprendendo de Flor em Flor mostra a expansão e a importância das parcerias entre a FCEE e outras instituições”, destaca a diretora de ensino da FCEE, Fernanda Hermes, explicando que a ideia de trazer o projeto para o campus da FCEE surgiu após uma visita na Apae de Cocal do Sul. “Ficamos maravilhadas com o envolvimento dos educandos durante todo processo, incluindo a construção das casinhas das abelhas. Então sugerimos replicar a ideia no campus da FCEE”, afirmou.

Já a diretora técnica da Apae de Cocal do Sul destaca que o projeto estimula a responsabilidade, a autonomia e o desenvolvimento de habilidades essenciais para os educandos. “Este projeto trabalha com a conscientização da importância e respeito pelo meio ambiente. Ele estimula o reflorestamento da região e valorização do trabalho em equipe. Em Cocal do Sul, os educandos participam de todo o processo do projeto desde a confecção das caixas em madeira, passando pela divisão das abelhas”, explica Rociclei Prior.

O Projeto Meliponário – Aprendendo de Flor em Flor desenvolvido na Apae de Cocal do Sul está dividido em sete etapas, que incluem escolha dos educandos para a manutenção e cuidados do meliponário, aprendizado dos cuidados necessários para garantir o bem-estar das abelhas, aulas teóricas aos educandos cuidadores, com objetivo de melhor compreensão e aprofundamento sobre o assunto, entre outros.

Jardim sensorial

O jardim sensorial da FCEE, localizado no vão central do novo prédio que será inaugurado em breve no campus da instituição, será um espaço projetado e adaptado para estimular todos os sentidos dos educandos por meio da natureza, utilizando plantas com diferentes texturas, aromas, cores, sabores e sons. O objetivo principal é proporcionar uma experiência imersiva e sensorial da natureza, estimulando a visão, o olfato, o paladar, o tato e a audição.

E com a inclusão do Projeto Meliponário – Aprendendo de Flor em Flor os educandos terão a oportunidade de adquirir conhecimento, estabelecendo uma relação entre eles e o meio ambiente. Poderão também desenvolver e adquirir habilidades necessárias para seu desenvolvimento pleno por meio do manejo de abelhas sem ferrão, nativas do país.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação FCEE
48 3664 -4943

Avatar
Escrito por:

FCEE Imprensa

Assessoria de Comunicação FCEE Contato: (48) 3664-4943 Email: imprensa@fcee.sc.gov.br

Ver todos os posts