Japão atende pedido de SC para regionalização de protocolo por município durante missão internacional do MAPA
Em missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Japão, o ministro Carlos Fávaro se reuniu com outros ministros nesta sexta-feira (28), em Tóquio, para tratar especialmente sobre o protocolo de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) para as exportações de produto para o país.
Desde a semana passada está suspensa a importação de carne de frango produzida em Santa Catarina por conta de um foco registrado em ave de fundo de quintal. O foco já foi controlado e encerrado pela CIDASC.
O Brasil segue sendo um dos únicos do mundo a manter o status de livre da Influenza em granjas comerciais, conforme o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
O ministro Carlos Fávaro destacou que nesta missão foram feitas as tratativas diplomáticas e técnico-sanitárias e estabelecido um ajuste no protocolo para que essa restrição passe a ser em âmbito municipal.
Dessa forma, as restrições de exportação dos produtos de frango e ovos ficam limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não mais o estado todo.
A suspensão dura até o cumprimento do protocolo sanitário para que o mercado seja reaberto. No caso de Santa Catarina, que é o segundo maior exportador de frango do país, o foco em aves de subsistência foi detectado no município de Maracajá, próximo ao litoral e já encerrado.
Repórter: Kenia Casagrande