Italianos e brasileiros discutem parceria em pesquisas em encontro em Florianópolis
Crédito: Heloisa Dallanhol/FAPESC
Oportunidades de estudos na Itália e de internacionalização para empresas brasileiras foram alguns dos assuntos abordados num workshop realizado nesta terça-feira, 19, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O evento foi organizado em parceria com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES) do Mestrado Profissional em Administração da Esag da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O encontro teve palestras de Antonio Corradi, professor da Universidade de Bolonha (Unibo); Lucia Mazzoni, chefe de Inovação em Serviços da Aster; e Giovanni Grazia, que está à frente da Agenda Digital Emília-Romana.
Representantes da administração pública, da comunidade acadêmica e de empresas italianas também reservaram parte da tarde para falar individualmente com interessados em detalhes dos projetos apresentados ou mesmo em possíveis parcerias. Além disso, a vinda dos italianos ajuda em um estudo de viabilidade para a formação de um grupo de pesquisa internacional, segundo o professor Carlos Roberto De Rolt, da Udesc. “Estamos trazendo para a comunidade acadêmica e empresarial algo que iniciou dentro da nossa universidade, mas que estamos abrindo para todos”, disse De Rolt, que, entre outras coisas, atua no LabGES, um dos idealizadores do projeto Udesc-Unibo Joint Lab.
O novo laboratório, a ser formado por pesquisadores e empresários do Brasil e de países da União Europeia, pretende pesquisar o uso de Big Data (grosso modo, grande conjunto de dados armazenados) para desenvolver a chamada indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial.
O projeto que estuda sua viabilidade foi criado pela Unibo e tem prazo para execução até junho de 2018. No próximo ano, dois eventos estão previstos para ocorrer em Bolonha, para finalização do estudo para a criação do Joint Lab on Big Data for Industry 4.0.
Durante o workshop de terça-feira, o porfessor Corradi falou sobre a Unibo, que congrega cerca de 84 mil alunos e tem um campus avançado em Buenos Aires. A instituição fica na Emília-Romana, província italiana cujo nível de desemprego está abaixo da média italiana, ou seja, é menos de 7% enquanto que a porcentagem de desocupados na Itália supera os 12%. Essas e outras cifras foram mostradas por Grazia, da Ader. Já Mazzoni abordou a Aster, organização sem fins lucrativos cujo foco é a inovação. Ela disse estar interessada no modelo de inovação aplicado em Santa Catarina e por isso visitou Acate, Sapiens Parque e Instituto Senai no dia 18 de dezembro, com os colegas de comitiva, Claudio Bergamini (Imola Informática), Filippo Di Cesare (Engineering), Luca Foschini (UNIBO) e Patrick Baudon (Engineering). Eles participam de reunião técnica na Udesc dia 20 de dezembro e no dia seguinte encerram a missão no Brasil.
Informações adicionais para a imprensa:
Heloisa Dallanhol
Coordenadoria de Comunicação
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina – FAPESC
E-mail: heloisa@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4812
Site: www.fapesc.sc.gov.br
Facebook: http://www.facebook.com/fapesc.gov